sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EDP avança com 3 novas travessias sobre o rio Sabor


Remondes
A EDP vai avançar até à Primavera com a construção de três travessias rodoviárias entre as duas margens do rio Sabor, numa área a montante da barragem do Baixo Sabor.
Uma das obras passa pelo restabelecimento da ligação entre a EN 216 e EN217 e que resulta da submersão da actual ponte de Remondes, no concelho de Mogadouro, sendo substituída por duas pontes sobre o rio Sabor.
«Os trabalhos de construção destas duas novas pontes iniciam-se no segundo trimestre de 2012, sendo que as duas ligações resultam da construção de uma ponte na EN216, com 292 metros e uma outra que nascerá na EN217, com 238 metros», disse à Lusa o coordenador do projecto do Baixo Sabor, Lopes dos Santos.


Segundo o responsável, outra das empreitadas passa construção de uma travessia, mas sobre a ribeira de Zacarias, no concelho de Alfândega da Fé, que surge na sequência do restabelecimento da ligação da EN 315 naquela zona do rio Sabor.
Os trabalhos de criação das plataformas para apoio à realização dos trabalhos e os primeiros movimentos de terras já estão em curso.
A programação desta obra aponta para a conclusão da travessia até final de 2012 e resulta na construção de uma ponte com 177 metros de extensão.
As três novas pontes vão custar à EDP cerca de 18 milhões de euros e estão incluídas numa empreitada geral que será da responsabilidade do consórcio que opera nas obras de construção das duas barragens e das duas centrais do complexo hidroeléctrico do Baixo Sabor.
«As travessias têm datas diferentes de conclusão, havendo a garantia que ficarão prontas até ao início do enchimento da albufeira da barragem do Baixo Sabor, o deverá acontecer até ao final de 2013», disse Lopes dos Santos.
Igualmente previsto para este mês está o arranque dos trabalhos relativos à construção de um túnel com uma extensão de 508 metros que faz parte do sistema que ligará a futura albufeira do escalão de jusante, situada junto à ponte da Portela (Torre de Moncorvo) e que ligará à ribeira da Vilariça.
Foi igualmente anunciado o arranque dos trabalhos para a construção do novo santuário de Santo Antão da Barca, que se iniciaram com a movimentação de terras para os acessos e plataformas onde vão ser construídos os vários edifícios e para onde vai ser trasladada a capela que se encontra no actual santuário.
«Estes trabalhos vão prolongar-se até Abril de 2012, após o que se iniciará a construção dos vários edifícios e a trasladação da capela», concluiu Lopes dos Santos.
Fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/edp-energia-baixo-sabor/1322537-1728.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.