sábado, 4 de fevereiro de 2012

Património: Bispo de Bragança–Miranda preocupado com estado do património religioso da região

Igreja Matriz de Moncorvo -Jardim das colunas
Segundo o prelado, há templos que necessitam de intervenção, tais como a concatedral de Miranda do Douro, as igrejas de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta ou o mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança).
"Temos, na região, um conjunto de imóveis religiosos referenciados e com grande valor arquitetónico, artístico e cultural. Algum desse património tem andado descurado, embora esteja a ser feito um trabalho em articulação com entidades competentes, para que algumas dessas preocupações deixem de existir", acrescentou José Cordeiro.


A ideia do bispo diocesano passa pela criação de um circuito destinado ao turismo religioso na região, dignificando-se, ao mesmo tempo, os lugares onde a igreja se reúne para as orações.
Apesar de se iniciarem os primeiros passos por parte da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), no sentido de recuperar alguns templos, o chefe do clero no distrito de Bragança espera que todo o processo de recuperação dos templos esteja concluído "o mais brevemente possível".
"Mesmo em tempos de crise e de austeridade não se pode diminuir a aposta na cultura por é nela que está espelhada a cultura de um povo, como é caso da concatedral de Miranda do Douro que, por ano, recebe milhares de visitantes", frisou.
Fonte da DRCN avançou à agência Lusa que têm sido efetuadas obras em vários imóveis religiosos na diocese Bragança-Miranda e, a título de exemplo, foi deixado o trabalho feito na igreja de Santo Cristo, em Outeiro (Bragança), realizado em parceria com a câmara de Bragança.
Por outro lado, surge o restauro das pinturas atribuídas a Grão Vasco do retábulo da capela-mor da igreja matriz de Freixo de Espada à Cinta.
"No caso de recuperação da concatedral de Miranda do Douro, esta está integrada no projeto da Rota da Catedrais e aguardando-se, por isso, a aprovação da candidatura pela CCDR Norte", concluiu a mesma fonte da DRCN.
Outros dos exemplos do "empenho" da DRCN em salvaguardar o património são as obras em curso no templo românico de Algosinho (Mogadouro) e no mosteiro de Castro Avelãs (Bragança).
@Lusa
Foto do Arquivo F.M.

1 comentário:

  1. Que a voz do jovem bispo encontre eco entre os responsáveis e que à nossa Igreja,finalmente,seja devolvida a dignidade a que tem direito.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.