sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Capela do Sagrado Coração de Jesus

2 comentários:

  1. Capela do Sagrado Coração de Jesus
    Torre de Moncorvo

    Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Capela privada de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, interiormente com tecto em abóbada de aresta no primeiro e tecto de gamela no segundo, com sacristia adossada à fachada lateral direita. Fachada principal terminada em empena, com friso e cornija, pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos e rasgada por portal de verga recta, ladeada por pilastras que suportam friso e frontão de volutas interrompido por cartela e óculo moldurado. A sacristia é rasgada por janelas jacentes e tem sineira sobre a cobertura. Interior com pinturas murais rococós, de diferente temática, formando silhar; coro-alto com órgão e retábulo-mor também rococó.
    Descrição
    Planta longitudinal composta de nave e capela-mor, tendo adossado, à fachada lateral esquerda, um anexo e, à lateral direita, a sacristia. Volumes articulados com coberturas de duas águas. Fachada principal em alvenaria rebocada e pintada de branco, com capela e sacristia de pilastras toscanas nos cunhais, os da capela coroadas por pináculos torsos, assentes em plintos paralelipipédicos. Capela terminada em empena, com friso e cornija, sensivelmente curva nos ângulos, e coroada por cruz latina sobre plinto volutado. Portal de verga recta flanqueado por duas pilastras de fuste com almofada côncava, que suportam frontão de volutas interrompido por cartela recortada com coração inflamado e concha, e tendo lateralmente dois pináculos torsos sobre plintos; é encimado por óculo circular com moldura em granito, em forma de cruz grega. Sacristia terminada em friso e cornija, e rasgada por duas janelas rectangulares jacentes, com molduras de capialço a interromper o friso; sobre a cobertura surge sineira em arco de volta perfeita, sobre pilares e terminada em cornija com volutas, albergando sino. No INTERIOR, com elementos de cantaria pintados a marmoreados fingidos, a nave tem paredes rebocadas, com pinturas murais formando lambris, com iconografia de temática sacra e profana, em castanho, rosa e verde azeitona, inscrita em molduras com concheados bastante irregulares, em tonalidades de azul; coro-alto com órgão de tubos e cobertura em abóbada de cruzaria com os quatro panos pintados, com iconografia religiosa enquadrada por conchedos e açafates de flores, cujas tonalidades variam entre o dourado, o azul, o castanho, o verde e o vermelho. A capela-mor apresenta também pinturas murais nos lambris, com iconografia profana de carácter citadino e fluvial, envolvida em molduras onde predominam os elementos arquitectónicos, as volutas, os elementos florais e figuras de putis e aves, nas tonalidades azul e rosa, criando uma ilusória simetria; retábulo-mor em talha dourada e policroma, e tecto de estuque, tipo gamela, decorado com moldura rectangular, em talha dourada, com concheados nos cantos e nos meios laterais, orelhas laterais e palmetas de expressão livre, nos extremos da moldura; ao centro, surge a representação do Coração Sagrado de Jesus, envolvido por concheados de talha, ligando-se à moldura através de frisos laterais
    CONTINUA

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  2. Enquadramento
    Urbano, no centro da vila, adaptado ao declive do terreno, junto ao edifício dos C.T.T. e, tendo do lado direito um parque de estacionamento. Possui frontalmente adro delimitado por pequeno muro envolvente, com portal axial antecedido por dois degraus. À sua frente erguem-se casas de habitação de três pisos.
    Descrição Complementar
    A fachada lateral, que se encontra no momento posta a descoberto, apresenta dois registos, mostrando o primeiro registo uma porta e o segundo uma janela. *1. HERÁLDICA: O órgão no coro-alto da capela, apresenta escudo no suporte inferior, com as armas dos Carneiros, envolvidas em concheados. PINTURAS MURAIS: nos lambris da nave surge a representação de três peregrinos que descansam, um tocando gaita-de-foles, outro com o braço sobre o cajado ouve a música e o terceiro encontra-se ilegível (no lado esquerdo); dois peregrinos com cajado na mão, caminhando em direcção a uma catedral, (ao centro); um jovem pastor sentado a ler, ao lado de um rebanho, avistando-se ao fundo uma basílica (no lado direito); uma figura masculina descalça, com hábito, segurando com a mão direita um mendigo enquanto que com a mão esquerda aponta para uma igreja (ao centro). Os quatro painéis da abóbada são dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e ao Sagrado Coração de Maria. Os lambris da capela-mor têm iconografia profana com representações de pequenas casas, pontes sobre rios, catedrais, pequenos barcos e templos, envolvidas por grinaldas de flores, flanqueada por colunas aletas e encimadas por frisos simples coroados lateralmente por açafates floridos, unidos por grinaldas de flores elevadas ao centro pelo bico de uma ave, à excepção de dois exemplares, onde as grinaldas de flores são elevada por putis, com mantos vermelhos, sentados sobre os frisos superiores
    http://www.monumentos.pt/Site/APP_PageUser/SIPA.aspx?id=384

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