Ainda mais acima do castro da Adeganha ergue-se a ermida de Nossa Senhora do Castelo, a quem os habitantes das aldeias circundantes veneram com acesa devoção.
Mas neste lugar o sagrado e o profano convivem por entre os silêncios das rochas e da terra agreste.
Em torno de uma fraga amarela que ali existe conta-se uma lenda, segundo a qual dentro dela habita uma moura encantada, que ainda hoje, de vez em quando, se faz ouvir cantar.
Conta-se que por ali costumava passar nas suas lides da lavoura, um homem, que numa determinada altura teve um sonho, que se repetiu durante três noites.Neste sonho a moura encantada pedia-lhe que fosse junto duma pedra que existia naquele lugar, a partisse em bocados e os metesse ao bolso, deitando o que restasse ao rio que corria no vale.
O lavrador foi ao lugar indicado pela jovem e começou a partir a pedra em bocados, chegando, ainda, meter dois ou três bocados ao bolso. Mas a determinada altura arrependeu-se, pensando que não ia tirar proveito nenhum do seu acto. Decidiu então atirar com a pedra ao rio. Surge então em cima da pedra, à medida que esta rolava pela encosta, uma menina muito bonita, fiando numa roca e proferindo a seguinte cantilena:
“Adeus, oh! Fraga Amarela!
“ Que tanto ouro e tanta prata
“ Me lá ficam dentro dela!”
O lavrador meteu então a mão ao bolso e encontrou em vez de pedras, bocados de ouro, arrependendo-se de não ter guardado mais.
Virgínia do Carmo
Publicado no Semanário Transmontano.
Fotografias de Jorge Delfim
Belíssimas lendas! Obrigada à amiga Vírginia do Carmo que as veio partilhar connosco.
ResponderEliminarJúlia Ribeiro
Que lenda tão bonita!...
ResponderEliminarJá sabemos então de onde vem a riqueza deste solo, tão fértil em figuras importantes para a nação :)
'Contchi'
a cardanha tambem e linada de morrer
EliminarBonita lenda!
ResponderEliminarFiquemos então à espera que outros lavradores apareçam, e crentes!
Tininha
Várias vezes fui à Srª do Castelo, mesmo sem ser dia de festa. A festa é linda sua procissão(dado seu trajecto) é interessante e vale a pena ir visitar. Também assisti um dia de festa das assucenas (se não estou em erro). Adeganha também merece ser visitada. Eu vezes a miúdo ao longo destes últimos 24/25 anos a visitava e lá minha saudosa esposa tinha um tio e tem uma prima.
ResponderEliminartemos que ir lá buscar o resto
ResponderEliminar