segunda-feira, 11 de março de 2013

TORRE DE MONCORVO - ILUSTRES

Rua Manuel Seixas
SEIXAS, Manuel António (c. 1814-1896).Nasceu por volta de 1814, não se conhecendo o nome dos pais nem o local do seu nascimento. Sobreviveram-lhe dois filhos, Henrique Júlio de Seixas e Júlio Henrique de Seixas, nada se sabendo acerca do seu matrimónio. Foi um abastado proprietário e capitalista de Lisboa, constando, em 1880, que só em rendimento de prédios nesta cidade auferia 15 contos de réis por ano. Para além disso, em 1867 fazia parte da lista dos portadores de dívida pública com mais de 500$000 réis de rendimento, tendo sido também um dos maiores subscritores nacionais para o empréstimo externo de £5,5 milhões emitido em 1867. Em 1892, era um dos 40 maiores contribuintes da capital, com uma colecta de mais de 1600$000 réis. Foi nomeado um dos curadores da massa falida do Banco Lusitano, por ser um dos seus maiores credo-res. Entre 1870 e a sua morte foi um dos principais accionistas do Banco de Portugal, tendo ocupado o lugar de membro do conselho fiscal deste em 1866. Na vida financeira, teve um lugar ainda mais destacado na Companhia Geral do Crédito Predial Português, onde foi membro do conselho de administração de 1864 a 1881. À actividade financeira aliou a de contratador dos tabacos. Em 5 de Agosto de 1857 foi um dos cinco sócios fundadores da Companhia do Contrato do Taba¬co, com um capital de 1200 contos, que arrematou o monopólio respectivo para o triénio de 1858-1861 e depois para o seguinte, de 1861-1864. Uma vez iniciado o período de livre importação do tabaco, pertenceu à primeira direcção da nova Companhia Nacional de Tabacos em Xabregas, que veio a dominar este sector até à constituição da régie estatal, em 1888, e continuou a desempenhar um lugar directivo na mesma até década de 1880.
Eleito deputado pelo círculo de Lisboa para a legislatura de 1869-1870, foi membro da Comissão da Fazenda (1869). Não se encontra registada no Diário da Câmara qualquer intervenção sua. Nomeado par do Reino por Carta Régia de 15 de Janeiro de 1880, tomou posse a 3 de Fevereiro seguinte e integrou nesta câmara as comissões de Agricultura (1886, 1887), Administrativa (1887) e do Comércio e Indústria (1889). Também não se encontram registos de quaisquer intervenções.
-In Dicionário Biográfico Parlamentar 1834-1910

3 comentários:

  1. É de Moncorvo? Se é, orgulho-me deste grande moncorvense. Empresário de grande valor e com um sentido da dor humana, da miséria, da solidariedade. Como Francisco Meireles. Nesta altura, saber que Moncorvo teve estes filhos, dá-nos um sentimento de paz e de esperança no futuro.

    L.A.G.

    ResponderEliminar
  2. Pelos nomes dos filhos temos a certeza de que se trata efectivamente do Seixas de Moncorvo que emigrou para o Brasil e de lá regressou com uma fortuna monumental. temos de fazer um dicionário dos grandes empresários de Moncorvo onde caberá Manuel António Seixas, António Caetano de Oliveira, João carlos de Oliveira pimental, Manuel Rodrigues Isidro... J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Não vem a propósito deste post,mas penso ser útil divulgar o seguinte :ATENÇÃO - ZON TV CABO - Passar a informação ao maior número de pessoas!

    TODO O CUIDADO É POUCO NOS DIAS QUE CORREM!

    ATENÇÃO - ZON TV CABO - Nova vigarice: Passar a informação ao maior número de pessoas!
    Insistindo na recomendação...
    Cautela:
    Um grupo organizado está a enviar pelo correio uma carta com papel timbrado da TV CABO, onde consta que a empresa está a modernizar a sua tecnologia e que será necessária a substituição de equipamentos dentro da casa do assinante.

    Eles dão o número do telefone de um colaborador, por intermédio do qual deve ser feita a marcação para a realização do serviço.
    Ou seja, se o assinante não conhece o golpe e não telefona para a TV CABO para saber se isto é verdade, o golpe (assalto) é praticado com hora marcada.
    As próprias vítimas marcam o dia em que as suas casas podem ser assaltadas!!!
    Sugiro que passem esta mensagem aos vossos amigos, tenham eles TV CABO ou outro qualquer serviço de TV por assinatura, para que eles, também, passem esta informação de interesse.
    Cumprimentos.

    Luís Filipe Martinho
    Director Comercial



    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.