segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 05/02)

05.021482 – O rei D. Afonso V autoriza a construção de uma Estalagem em Torre de Moncorvo, por ser terra onde “aportam muitos viajantes”.

05.02.1836 – Discursando no Parlamento, o deputado Moncorvense Visconde do Banho propôs que se chamassem veterinários espanhóis por não os haver em Portugal; que se criem escolas veterinárias e que se não lancem impostos sobre os cavalos.

05.02.1876 – Nascimento de António Augusto Garcia, em Torre de Moncorvo, filho de Manuel Joaquim Garcia, imigrado de Itália e Maria Adelaide de Campos, de Moncorvo. Deixou colaboração dispersa por vários jornais. Foi emigrante em Angola mas cedo regressou a Moncorvo, onde faleceu aos 25 anos de idade. Publicou um livro de poesia (?) com o título: À Sombra.
05.02.1887 – Atribuído o nome de Avenida Fontes Pereira de Melo à Rua do Chapaceiro, antiga Rua do Cabo.
05.02.1916 – Inauguração do Asilo Francisco António Meireles, a maior obra de sempre construída em Torre de Moncorvo no domínio da assistência social.
António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

3 comentários:

  1. Seguindo as pisadas de seu avô,D.João I, também D.Afonso V teve em consideração o desenvolvimento de Moncorvo,terra "onde aportam muitos viajantes" e que,actualmente,bem precisa de um ou mais bons hotéis.

    Maneldabila

    ResponderEliminar
  2. 05.02.1916 – Inauguração do Asilo Francisco António Meireles, a maior obra de sempre construída em Torre de Moncorvo no domínio da assistência social.
    António Júlio Andrade


    Parece-me que agora está às moscas, ou é impressão minha?
    Mas se está para ali a degradar-se é uma dor de alma !!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, sou descendente de Manoel Joaquim Garcia. Procuro informacao sobre os pais dele e se realmente sao de Italia, de que zona de Italia. Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.