terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (07/02)

General Claudino
07.02.1776 – Nascimento de António José Claudino de Oliveira Pimentel, em Torre de Moncorvo, um dos grandes vultos militares do Liberalismo.
 07.02.1781 – É desta data a Memória escrita pelo dr. José António de Sá, corregedor da comarca de Torre de Moncorvo, sobre a Ferraria da Chapa e Cunha, erigida no termo de Mós, ma margem esquerda da ribeira de Santa Marinha e que chegou a ser a única Fábrica de Ferro existente em Portugal.
07.02.1842 – Faleceu em Londres D. Carlota Amália Jordan, esposa do Visconde de Torre de Moncorvo, Pedro de Morais Sarmento, embaixador de Portugal em Inglaterra.
07.02.1870Jerónimo Maximino Guerra nomeado juiz de paz da freguesia do Felgar. No mesmo dia chega a Moncorvo uma força militar do Regimento de Chaves, constituída por 40 baionetas e 15 cavalos. A agitação em Moncorvo seguia-se à dissolução da câmara de deputados (Francisco Diogo de Sá era o deputado do círculo)e à suspensão do administrador do concelho dr. José Maria Pimenta de Sousa, ambos do partido histórico.
07.02.1942 – Pedidos 5 vagões de farinha à firma Soares & Irmãos, de Almendra pela câmara de Moncorvo.

 António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

3 comentários:

  1. Aniversário do General Claudino e só o senhor doutor António Júlio Andrade deu por ela .Andamos todos a dormir?

    ResponderEliminar
  2. A D. Carlota Amália Jordan é a da Moncorvo House?A história que mais gostei de ler no blog.

    ResponderEliminar
  3. Realmente parece... E os descendentes por onde é que andarão?

    ResponderEliminar