quarta-feira, 2 de abril de 2014

Festival de música folk/rock arranca este ano em Miranda do Douro.

Os Celtas Cortos, banda histórica do folk/rock celta, são cabeça de cartaz no Festival Intercéltico de Sendim (FIS), que decorre entre 31 de Julho e 3 de Agosto.
“É um dos grupos históricos do panorama do folk/rock, com muitas digressões com alguns dos grupos que já actuaram em Sendim, e vem inscrever o seu nome na história do festival”, refere à Renascença Mário Correia, director do FIS.
A iniciativa musical, que atrai ao Planalto Mirandês milhares de espectadores, arranca este ano na cidade de Miranda do Douro, com as actuações dos escoceses Calum Stewart & Heikki Bourgault e dos portugueses Ginga.
“Era um desejo de muita gente e, por isso, vamos levar as celebrações intercélticas à sede do concelho”, frisa Mário Correia.
No segundo dia do festival, já na Vila de Sendim, actuam os Galandum Galandaina, que celebram 20 anos de existência. Segue-se o concerto mais aguardado pelos amantes do folk, com os castelhanos Celtas Cortos.
Pelo Palco das Eiras passarão ainda - os únicos concertos com entradas pagas - os escoceses Calum Stewart & Heikki Bourgault, os cantábricos Cahórnega e a Banda de Gaites El Trasno, das Astúrias.
Durante os dias do festival está prevista uma grande animação nas ruas e praças de Sendim, com actuações de gaiteiros mirandeses (Lenga-Lenga, Gaiteiros de Sendim e Grupo de Gaiteiros da escola Lérias) e mogadourenses (Lua Nova, Gaiteiros de Mogadouro e Os Roleses Gaiteiros de Urrós), assim como dos Pauliteiros de Sendim.
O Encontro de Escritores Asturianos e Mirandeses, uma exposição fotográfica sobre as Astúrias e a Feira-Mostra do Livro Asturiano e Mirandês, bem como actuações da Banda de Gaitas El Trasno serão outros dos "pontos altos" do festival.
A organização refere ainda como tendo um destaque “muito especial” a sessão de apresentação da réplica da gaita-de-foles "do célebre e mítico" gaiteiro Manuel José Lopes, conhecido como Tiu Pepe da Freixiosa (1850-1924), assim como uma homenagem ao gaiteiro de Urrós, José Maria Fernandes, com apresentação do disco de bailes populares com ele gravado.
Não faltarão, ainda, a habitual Oficina de Danças Mirandesas, com o grupo Lenga-Lenga, e as celebrações intercélticas na "indomável" Taberna dos Celtas.
A 15ª edição do Festival Intercéltico de Sendim é organizada pela Sons da Terra, com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro, Junta de Freguesia de Sendim e do Governo do Principado das Astúrias.
Fonte:http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=143835

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.