sábado, 5 de novembro de 2011

Linha do Sabor -Carvalhal















Click nas imagens para aumentar.

8 comentários:

  1. Mais um bonito apontamento a lembrar-nos de tantas viagens!
    Bonitas fotos!
    A.A.

    ResponderEliminar
  2. Alfredo Mendes disse: Passei, creio que em 1979, dias e madrugadas de reportagem jornalística sobre o levantamento popular em defesa da Linha do Sabor. Um dia, creia, passarei à escrita esses memoráveis momentos

    ResponderEliminar
  3. Mais abandono em:
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.240988829287907.68834.100001303740645&type=3

    ResponderEliminar
  4. A linha do Sabor aparece citada no processo Face Oculta que está relacionado com alegados casos de corrupção e outros crimes económicos ligados ao negócio de sucatas e que, a 8 de Novembro, começará a ser julgado no Tribunal de Aveiro.
    De acordo com a investigação, em Março de 2009, Manuel Guiomar, um quadro da Refer, terá contactado Manuel Godinho, principal arguido no processo, para o informar que iriam ser lançados concursos públicos para levantamento da linhas do Sabor e de Vila Viçosa.

    Os investigadores apuraram ainda que, além de informar o empresário das sucatas sobre os concursos e consultas públicas de adjudicação dos contratos para a recolha e tratamento de resíduos a lançar pela Refer, a troco de contrapartidas, Guiomar também lhe revelaria a identidade dos concorrentes.

    Estas informações, naturalmente, colocavam numa situação privilegiada o empresário dono da O2 - Tratamentos e Limpeza Ambientais, de Ovar, que assim ganhou contratos.

    A reactivação da linha do Sabor foi hoje defendida pela associação de autarcas local depois de investidores australianos estarem a negociar a reactivação das minas de ferro do Carvalhal, em Torre de Moncorvo.

    Lusa/SOL

    ResponderEliminar
  5. Ferro de Moncorvo
    4 de Novembro de 2011

    De acordo com notícias divulgadas pelo Ministério da Economia, está a ser negociado um mega investimento mineiro em Torre de Moncorvo, na região transmontana, com uma área de intervenção de 46km2, numa mina a céu aberto.
    Este aspecto da exploração terá reflexos ambientais na zona, mas a empresa a quem vai ser concedido o direito de exploração tem as melhores práticas de responsabilidade social e ambiental a nível mundial, pelo que será reposta a flora à superfície e será feito o arranjo paisagistico.
    Trata-se dum investimento de 3,5 mil milhões de euros (é um investimento maior do que o que foi feito na Auto-Europa) a realizar nas minas de Moncorvo , onde está localizado um dos maiores depósitos de minério de ferro na Europa. Calcula-se que haja 552 milhões de toneladas de minério e que valem à cotação do ferro no mercado internacional , 58,2 mil milhões de euros (o que corresponde a 1/3 do PIB nacional).
    A empresa interessada neste investimento é o gigante anglo-australiano Rio Tinto, que vendeu em 2010 , 43 mil milhões de euros e lucros de 11 mil milhões, tem dimensão e possui tecnologia altamente evoluida no sector mineiro.

    No caso deste investimento se concretizar, como se espera, será dado um novo impulso à região de Trás-os-Montes, pois serão criados na 1ª fase cerca de 500 empregos directos e o Estado português receberá 4% do total da facturação da empresa.

    A exploração está prevista para daqui a 10 anos, pois é necessário estudar e decidir sobre o meio de transporte do minério, até aos portos de Leixões e Aveiro. Há linhas de caminho de ferro a beneficiar, bem como garantir a navegabilidade no rio Douro para grandes batelões.
    http://vouestaraqui.aroucaonline.com/

    ResponderEliminar
  6. "Tinham, mas mesmo assim desdobrou o Expresso, abriu a página dupla a mostrar que daqui a nada voltam a abrir as minas de ferro de Moncorvo, para nós ao pé da porta.
    - Vai ser um assombro! Muda tudo!"


    http://tempocontado.blogspot.com/2011/11/o-ferro.html

    ResponderEliminar
  7. Porto, 21 out (Lusa) -- O presidente da Junta de Freguesia de Felgar, Torre de Moncorvo, disse hoje à Lusa que oficialmente desconhece o interesse e os pormenores do investimento que os australianos da Rio Tinto pretendem concretizar nas minas de ferro daquela freguesia.

    Neste caso, disse o autarca António Manuel, "tenho de ver para crer", admitindo, contudo, que "todos os investimentos que venham para a freguesia são sempre bem-vindos".

    "Ainda não tenho conhecimento de nada. Ouviu-se recentemente o ministro da Economia falar que havia um investimento, mas não se sabia se era mesmo para aqui ou para onde era. Ainda não li nada sobre isso", afirmou, em declarações à Lusa.

    ResponderEliminar
  8. meu caro patricio, dei uma volta de 360 graus ao seu blog, e adorei, uma página de noticias, histórias, imagens que contam de tudo um pouco de um nordeste transmontano que perece de desaparecer se ninguém olhar por ele.
    como lhe disse estou a preparar um dvd da linha do sabor mais requintado e resolvi pedir auxilio junto de si, se por acaso não tem ou se conhece alguem que tivesse bilhetes antigos de cartão dos destinos da linha do sabor, para acrescentar ao dvd, e já agora gostaria de incluir também histórias de pessoas ou momentos em que se passasse na linha do sabor com o comboio presente, e lembrei-me de si, que deve ter sempre algumas memórias guardadas.
    bastam que sejam pequenos trechos, o meu e mail, abfeijo@gmail.com.
    antónio feijó

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.