quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Moncorvo - Brinde (anos 60)



4 comentários:

  1. Reconheço o srº Ze (da Cooperativa) srº Viriato, srº Adriano Fernandes, Srº Tobé, srº Leandro (chefe da secretaria da escola secundária de Moncorvo de 1970 a 1976) o outro srº não sei quem é.

    ResponderEliminar
  2. "Bom dia"! - era o seu cumprimento, estivesse o Sol onde estivesse!
    Eram 3 horas da manhã!...
    O SENHOR Viriato, no seu pijama de popeline às riscas e em chinelos de quarto, ia levar a sua bengala fazer uma visita à rapaziada que estava no "Moisés" do Café Central (Moreira)a comer e a beber - umas vezes por conta da casa, outras, juntando o pouco que cada um tinha nos bolsos das "jeans Lois"; enquanto atacava, de golada, mais uma bebida - equivalente a um diazepam 10 - , apreciava a malta a comer uns nacos de carne que o "Colombo"(Moisés) preparava e que ajudava a comer. Na Praça, ainda sem Chafariz Filipino, andava às volta o Senhor Afonso (Barracadas)- o polícia-guitarrista, amante de Carbo-Sidral, à espera que terminasse a petisqueira para irmos para as Aveleiras cantar - o "quarto" dele acabava às 4 horas, não havia tempo a perder !
    Às vezes, depois de uma noite de "comes e bebes" e cantorias, já nos bancos da Praça, só davamos conta das horas quando via a minha mãe descer a Rua do Talho para ir ao pão; cedo, pelas 8 da manhã.
    Era tempo de ir para a cama . . .
    Era o tempo em que havia sempre alguém - uma pessoa que fosse - na Praça.
    Era ponto de honra!
    Bardinos, com ética e alguma estética !
    (por vezes interrompida por uns pontapés na latas de conserva vazias depois da patuscadas em casa do Aleixo na Rua dos Sapateiros, logo repreendidos pelo Sr. Afonso, pela ressonância do barulho provocado; não havia musicalidade numa lata de sardinhas a rolar nos paralelos, só por isso!)
    A fotografia retrata uma realidade passada, mas boa; pessoas tão diferentes e em convívio.
    Era Moncorvo no seu melhor.
    F. Garcia
    Mirandela,17/11/2011

    ResponderEliminar
  3. Adriano Fernandes Macedo18 de novembro de 2011 às 19:48

    Agradeço desde já ao autor a publicação de uma foto que eu naturalmente não conhecia, mas que considero belíssima: pelo momento, pela qualidade da mesma, por tudo o que encerra nela e, puxando a brasa à minha sardinha, por ter nela o meu avô: Adriano Fernandes. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Reconheço perfeitamente o Sr.Viriato, o Sr.Adriano Fernandes e o Sr.Leandro e o Tobé.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.