sexta-feira, 21 de junho de 2013

Artes e Livros,por Virgílio Gomes




Durante os dias 6, 7, 8 e 9 de Junho de 2013 Bragança foi palco de um Encontro de Academias de Letras Lusófonas, chamada “Artes e Livros”. Um conjunto de palestras, jantares temáticos, e especialmente o lançamento de vários livros foram as atividades principais deste encontro.
Câmara Municipal de Bragança e a Academia de Letras de Trás-os-Montes foram os organizadores e anfitriões do evento que se realizou no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.
No âmbito da gastronomia, já referi anteriormente a palestra “A Gastronomia Luso-Amazónica” proferida pelo Professor Álvaro Espírito Santo no dia da abertura. No dia a seguir foi a vez de se apresentar São Tomé e Príncipe. No Sábado, dia 8, foi a vez do meu Amigo Armando Fernandes proferir uma palestra intitulada “Saga dos Comeres Bragançanos e a Lusofonia” sendo servido nesse dia o jantar transmontano que irei documentar mais em baixo.
Sobre livros associados à gastronomia apenas a referência ao livro lançado nesse mesmo sábado: “A Terra de Duas Língua II”, uma iniciativa da Academia de Letras de Trás-os-Montes, coordenada pelos meus Amigos Ernesto Rodrigues e Amadeu Ferreira. Trata-se de uma Antologia de Autores Transmontanos e que contém dois textos associados aos prazeres da mesa que são “A Oliveira do Meio-Cântaro” de António Manuel Monteiro, e “Doce Arroz” de minha autoria e que é uma estreia em ficção (com muitas coincidências). A edição é de Lema de Origem – Editora L.da.



Vejamos o que foi o jantar servido pelo transmontano Chefe José Cordeiro:



Entradas no mesa constituídas por: Broa e Pão da região, Azeite Quinta das Queimadas, Presunto, Trio de Alheiras (de caça, tradicional e de Javali), e Os Nossos Chicos de Porco Bísaro


Caldo de Costela Fumada com Repolgas, Puré de Grelos com Alho e Azedo Crocante de Bragança


Cabrito de Montezinho em espécie de Tataki com Grabanços, Azeitonas e Ervilha do Jardim


Cerejas no Quente e Frio com Terrincho, Gelado de Baunilha e Castanhas ao Vinho do Porto


O jantar foi servido no Restaurante Panorama em Bragança.
Muitos mais livros foram lançados. Permito-me destacar o VII volume de “Bibliografia do Distrito de Bragança”, uma obra notável do Dr Hirondino Fernandes, e editada pela Câmara Municipal de Bragança. Ainda assisti ao lançamento do livro “A Casa de Bragança” de Ernesto Rodrigues, “O Manco Entre Deus e o Diabo” de António Sá Gué, “Homens de Granito” de Antero Neto”, “O Diabo e as Cinzas” de António Pinelo Tiza, e “Gestão do Município de Bragança, 1998-2013” de António Jorge Nunes. Não pude participar no último dia deste Encontro por ter assumido anteriormente outros compromissos.
Cultura Transmontana no seu melhor!
© Virgílio Nogueiro Gomes
atualizado em Sexta, 14 Junho 2013 14:54
Nota do editor do blogue:obrigatório ler.
FONTE: http://www.virgiliogomes.com/cronicas/534-artes-e-livros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.