terça-feira, 25 de abril de 2017

Comboio de Alta Velocidade “chega” a Bragança no Natal de 2018

O AVE, o Comboio de Alta Velocidade espanhol, chega a Otero de Sanabria, uma pequeníssima aldeia espanhola, com apenas duas dúzias de habitantes, no final do próximo ano.A garantia foi dada pelo ministro do Fomento espanhol, que anunciou o desbloqueio de 17 obras na linha de alta velocidade entre Madrid e a Galiza, um troço que sofreu "problemas técnicos" mas que agora está com uma "alta taxa de execução", afiançou Inigo de la Serna.
 De visita às obras desta linha na zona de Sanabria, o ministro espanhol reiterou que este é um "investimento prioritário" para o governo chefiado por Mariano Rajoy, referindo que o orçamento do Estado central tem reservados 589 milhões de euros para o AVE Madrid-Galiza.


 Acontece que Otero de Sanabria, que vai ter uma estação do AVE dentro de um ano meio, fica a cerca de 47 quilómetros de Bragança, capital de distrito que não tem ligações ferroviárias e que só há pouco mais de cinco anos recebeu os primeiros quilómetros de auto-estrada.
 Tendo em conta que a viagem de comboio no AVE deverá demorar duas horas de Otero de Sanabria a Madrid, conclui-se então que será mais rápido ir de Bragança à capital espanhola do que à capital portuguesa.
 O único grande desconforto continuará a ser a viagem de automóvel de Bragança a Otero de Sanabria. A estrada, que atravessa o parque natural de Montesinho, é estreita e sinuosa, levando cerca de uma hora a chegar àquela aldeia espanhola.
 A Câmara de Bragança promete, entretanto, continuar a envidar esforços para conseguir que a cidade tenha uma ligação rodoviária decente a Sanabria.
 Já o ministro espanhol do Fomento, quando questionado sobre esta matéria, não se comprometeu com a construção de uma auto-estrada entre Leon e Bragança por Sanabria.


 Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/comboio-de-alta-velocidade-chega-a-braganca-no-natal-de-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.