terça-feira, 13 de maio de 2014

Município de Alfândega da Fé foi distinguido, em Espanha, com o Prémio “Almendra de Oro” 2014

 Um reconhecimento internacional do trabalho e empenho da autarquia no apoio e incentivo dado ao setor do amendoal, mas também na implementação de medidas que permitam desenvolver e valorizar o cultivo e produção de amêndoa no concelho. A Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, recebeu o Galardão das mãos da Conselheira da Agricultura e Pescas da Junta de Andaluzia, Clara Aguilera, numa cerimónia que decorreu no Museu da Amêndoa durante o “IV Encuentro sectorial de la Almendra y del Fruto Seco”, em Zamoranos de Córdoba.


Uma iniciativa organizada pela empresa Francisco Morales S.A., um dos maiores grupos espanhóis ligado ao setor agroindustrial dos frutos secos. A empresa, que também tem uma unidade no concelho de Alfândega da Fé, promove, há já 4 anos, este evento destinado a premiar os melhores entre os melhores do setor. Na altura, foi também distinguido o IFAPA. Trata-se de uma organização espanhola, de Andaluzia, de grande importância no setor agrário, que tem desenvolvido estudos e contribuído para a defesa e investigação na área do amendoal.
A atribuição do prémio a Alfândega da Fé vai ao encontro da estratégia delineada pela autarquia, que vê na promoção e apoio à atividade agrícola local uma das formas de promover um desenvolvimento económico sustentável. Este prémio assume-se como um incentivo para que o município continue a desenvolver e a promover o setor e traduz a vontade de continuar a apostar em projetos e medidas que potenciem uma cultura com peso significativo na economia local.
O esforço desenvolvido na implantação e recuperação do sistema de regadio no concelho, o apoio e a abertura manifestados pela autarquia e que permitiram a instalação de um dos maiores grupos espanhóis a laborar na área dos frutos secos no concelho, mas também a dinamização de parcerias e projetos que permitam melhorar e ampliar a produção nesta área foram alguns dos fatores que pesaram na atribuição da “Almendra de Oro” ao município. A autarquia trabalha, agora, no sentido de permitir a criação de uma OP- Organização de Produtores – no setor dos frutos secos. Uma forma de promover o trabalho entre as organizações locais e os produtores do concelho, criando as parcerias necessárias para a promoção e dinamização do setor.
Nesta linha insere-se também a parceria estabelecida entre a Cooperativa Agrícola, instituições de ensino superior da região (IPB e UTAD) e AmêndoaCoop – -Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo, que vai permitir a instalação de campos de ensaio de amendoal. Trata-se de um investimento de cerca de 450 mil euros resultante de uma candidatura a fundos comunitários (PRODER), que vai impulsionar a investigação nesta área. Esta foi a forma encontrada para responder à necessidade de modernização e reconversão da cultura e práticas agrícolas, indo ao encontro das necessidades dos agricultores ao mesmo tempo que se contribui para otimizar e melhorar a produção.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.