segunda-feira, 5 de maio de 2014

40 anos do 25 de Abril comemorados com palestra e espetáculo musical em Torre de Moncorvo


A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinalou os 40 anos do 25 de Abril com a palestra “Vamos Falar sobre o 25 Abril” que se desenrolou no Polivalente da Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.
A sessão teve início com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Dr. Nuno Gonçalves que relembrou que o 25 de Abril não pertence à esquerda nem à direita mas a todos e que o executivo municipal cumpre abril da melhor forma, através do aspeto social, nomeadamente na aposta em projetos como o Cento e 12 Social, Banco Solidário e o programa “Ninguém Fica de Fora”.
De seguida o Dr. Rogério Rodrigues fez uma contextualização do 25 de Abril, contando depois a sua própria experiência em Torre de Moncorvo. Segundo Rogério Rodrigues durante o 25 Abril o que aconteceu foi a ocupação da Câmara Municipal e derrube dos quadros de Salazar e Américo Tomás, por um grupo de professores, do qual ele fazia parte. Posteriormente, teve lugar ainda a ocupação do Jardim e chegaram-lhe a mudar o nome. Relembrou ainda alguns Capitães de Abril que foram essenciais na revolução e abordou a criação de partidos políticos. Seguiu-se a atuação do grupo de cavaquinhos, coro e prática de conjunto da Escola Municipal Sabor Artes, no pátio da Biblioteca Municipal, com a interpretação de temas de Zeca Afonso e José Lopes Graça.

À noite, o Cine-Teatro de Torre de Moncorvo recebeu um concerto com o grupo Praxis Nova que interpretou algumas canções da Liberdade.
Luciana Raimundo         

1 comentário:

  1. Belas iniciativas do Município de Moncorvo que o Rogério Rodrigues enriquece sempre com o seu saber.

    Abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.