sexta-feira, 20 de abril de 2012

MÓS - Montes e Pedras













Fotos A.F.F.M.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.

1 comentário:

  1. História

    Esta freguesia, situa-se entre a Ribeira de Mós e a de Santa Marinha, no meio de várias elevações montanhosas como os Montes Forca da Velha, da Lagareira, dos Logarinhos e da Forca Nova. Rodeadas de montes, estendem-se as casas do castelo pela encosta até à fonte romana, onde o ribeiro passa, para subir pela outra encosta oposta.
    A aldeia de Mós, em tempos antigos foi sede de concelho medieval, com autonomia judicial e pelourinho, sendo por isso considerada como uma povoação muito antiga.
    Em 1162, recebeu de D. Afonso Henriques foral e, posteriormente, em 1512 recebe novo foral por D. Manuel. Na época da formação da nacionalidade esta aldeia teve muita importância devido à sua posição de sentinela sobre as terras da raia espanhola, o que a levou a ter castelo, onde actualmente só restam alguns vestígios. Possui uma grandiosa Igreja Matriz, construída no século XVI, com um interior riquíssimo: altares de talha dourada, pinturas no tecto do altar mor e arcos e púlpito em granito.
    http://www.torredemoncorvo.pt/mos

    ResponderEliminar