quarta-feira, 11 de abril de 2012

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (10/04)

10.04.1815Luís António de Sá apresenta um requerimento para “minerar ferro e aço e estabelecer uma cutelaria” em Mós, Moncorvo.

 Mós
10.04.1892 – Veja-se uma prosa publicada no semanário O Moncorvense, ao início de mais uma campanha eleitoral: - Uns governadores civis, uns administradores do mesmo estofo e uns regedores nomeados pelo administrador, são os senhores, os donos da consciência popular, levando-a para onde lhe apraz. Junte-se a isto umas postas de bacalhau frito, uma pipa de vinho, um Zabumba tocando desafinadamente, alguns vivas avinhados à saúde deste ou daquele e teremos o esqueleto do grande sufrágio popular. Sufrágio popular das bayonetas; sufrágio popular do bacalhau frito! Aonde está o governo que não tivesse ainda entre nós maioria assombrosa?”
Do mesmo jornal respigamos outra nota: - Semana Santa. Quem não viu a pompa com que é celebrada em Moncorvo, não pode fazer ideia desta solemnidade pelo que se passa nalgumas terras de província. Em Bragança, na cathedral, não obstante a assistência do prelado e cónegos, as endoenças ficam inferiores às de Moncorvo.”
10.04.1900 – Escândalo em Moncorvo. Em plena Semana Santa, no dia em que se faria a procissão a levar o Senhor aos presos, o Abade Francisco Tavares foi metido na cadeia. A respeito, o conhecido cronista Justiniano de Castro escreveu a seguinte nota na sua Caderneta de Lembranças: - na terça feira santa que vai o senhor aos prezos da cadeia, o administrador Ramiro Guerra prendeu o nosso Abade que esteve preso todo o dia, e não foi o senhor aos prezos esse dia que lhe foi na quarta feira.

António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. endoenças
    (latim [dies] indulgentiae, dias de perdão, dias de concessão de indulgências)

    s. f. pl.Ofícios religiosos na Quinta-Feira Santa.


    BY GOOGLEMAN

    ResponderEliminar
  2. Vem aí o bacalhau frito, o vinho tinto e o Quim Barreiros.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.