segunda-feira, 9 de abril de 2012

FELGAR - CILHADES (1998 )















Ora vamos lá rapaziada fazer a procissão ao S.lourenço antes que os de Lisboa o afoguem como vão inundar todas estas terras, olivais e amendoais que,ao longo de tantas primaveras,fizeram deste termo do Felgar as delícias dos nossos olhos e corações..
Nem precisamos cá do padre! Eles são tão poucos que já nem chegam para fazer os enterros que vão sendo muitos nestas aldeias. E se for pelo Inverno já se sabe ao cair da folha lá se ouvem os sinais de mais um que Deus o leva.
Já agora Oh rapaziada esta capela é rapariga para ter uns bons cem anos.se perguntarmos ao Carlos Seixas ele nos dirá que um tal padre valente e Leal teve muitas chatices com o Bispo de Bragança por causa da sua construção..
Ouve lá oh João: Ainda te recordas daquele problema do cruxifixo que na altura das campanhas de alfabetização se falava lá na Casa do Povo e que agora naquele programa para a RTP de 1975 se ouve lá falar ..dizia-se na altura que era para guardar mum museu..
Isso de museus não é connosco retorquiu o Miguel.
Logo de seguida questiona o Carlos: Vocês já leram o Livro feito pelo genro do Sr.Gualdino? Nele se fala também que havia aqui na capela de um um antigo missal e que também ninguèm sabe dele.E deveria ser valioso talvez com uns quinhentos anos ou mais..
Lá estás tu com as tuas intelectualices de cruxifixos e de missais..
Encomenda lá umas cervejas de geleira,uns garrafões de cinco litros e manda lá o Jorge comprar uns casqueiros valentes ao Miguel e se fores a Moncorvo ao Soto do Artur Salpicão encomenda lá umas boas chouriças e uns valentes lombos de porco!
Isso já está tudo tratado rapazes.
O que não pode faltar são uns bons tomates-coração -de -boi iguais aqueles que o Ti Rabeca criava lá nas Olgas perto da Regata.
E as opas? E os instrumentos? Está tudo resolvido pois o mordomo Manel da Senhora do Amparo já tem aquilo tudo limpinho.E o Presidente da Junta que também é músico e Presidente da Banda também de certeza que não nos vai deixar ficar mal..
Então Sábado, pela manhazinha antes que a cigarra nos faça concorrência com o seu solfejo de calmaria electrizante,juntamo-nos nos choupos da Azenha e faremos a última procissão ao Santo..Coitado do santo que além de o terem assado em frigideira ainda o querem afogar quando chegar o dilúvio da barragem que está para breve.
Em tempos ainda lhe compunham o altar e caiavam-lhe as paredes..
Olha lá oh Jaquim ainda te lembras do Barqueiro que ficava aqui aos meses sem ir ao povo? E que pescarias se faziam ali na Ola e no Poço dos Praças.Era valente o Ti Rabeca! Já ouviste esta? Marinheiro em água doce é como poço sem fundo! Ou gaivota em terra tempestade no mar!Pois olha que o último barqueiro também gostava de umas boas tempestades de tintol..Quantas vezes não terá conversado com o santo e este, embora bom vizinho, mem tugia nem mugia.Sabia guardar segredos de campanário lá isso sabia! Era bom Santo O S.Lourenço.Ms olha que aquele lafrau que se chamava Cordeiro irá para um século que arrematou a oliveira da capela e nunca pagou a renda segundo dizem as más línguas. Se calhar até têm razão! Sempre daria para o azeite do lampadário ou para telha partida. O que lá vai lá vai. O que agora nos interessa mesmo que o padre não nos autorize é fazermos lhe a festa e assim ficaremos de bem com a nossa consciência e depois,se pudermos ainda havemos de carregar umas boas carradas de Pedra e talvez lhe façamos uma bonita capela além na assentadinha da Roferta que ele ficaria todo contente de olhar para o sítio do Castelinho e lembrava-se dos muitos trabalhos e devoções que os felgarenses passaram muitos dos quais queimaram seus rostos e assaram barbos e bogas nas pedras tal como o corpo de santo o foi em grelha de ferro..Que as nossas preces e as do S.Lourenço não caiam em cesto vazio ou em saco roto como rotas parecem estar as mãos dos da EDP para pagarem tantos terrenos e oliveiras que são e foram sinal de Paz e de Alegria..
Artur Salgado
Fotografias cedidas pelo dr.Carlos Seixas.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.
Ver:
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2010/10/cilhades-s-lourenco-e-barca.html

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.