quarta-feira, 17 de maio de 2017

Festival do Vinho do Douro Superior em Foz Côa junta 350 referência vinícolas

O Festival do Vinho do Douro Superior que decorre em Foz Côa, no distrito da Guarda, entre sexta e domingo, junta 350 referências vinícolas provenientes de 68 produtores daquele território, indicou hoje fonte da organização.
Segundo a organização do certame, são esperados mais de sete mil visitantes ao longo dos três dias em que decorre a iniciativa, vindos um pouco de todo o país e do estrangeiro.
"Trata-se de um festival que promove a região vitivinícola do Douro Superior e todo o seu potencial produtivo e paisagístico", disse à Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte.
Para o responsável, a produção de vinho no concelho de Foz Côa tem vindo a crescer de ano para ano de forma "exponencial", sendo já uma dos principais motores da economia do território.
"Há cerca de dois anos, e segundo dados oficiais da altura, já se tinham investido cerca de 60 milhões de euros na fileira do vinho, só no concelho de Foz Côa", frisou o autarca.


Para além de Vila Nova de Foz Côa, participam no evento os concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
"São três dias de entrada livre, completamente dedicados aos melhores vinhos produzidos na sub-região do Douro Superior, a qual integra Região Demarcada do Douro", destaca a organização.
Segundo os promotores do evento, o principal objetivo é o de celebrar o caráter e singularidade dos vinhos do Douro Superior, que tem vindo a garantir a presença dos melhores produtos da sub-região duriense.
Além da mostra de vinhos, o festival contará com as habituais provas comentadas por especialistas: três no que toca aos vinhos (brancos, tintos e do Porto) e uma de azeites.
O programa de 2017 volta contemplar o 'Concurso de Vinhos do Douro Superior' e o anúncio dos respetivos resultados, assim como um colóquio, subordinado este ano ao tema "Um Rio de Patrimónios, da Foz à Nascente".
No campo musical, o destaque vai para um concerto gratuito com a atuação do cantor Tony Carreira que sobe ao palco do Expocôa, na noite de sábado, a partir das 22:00.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.