O Governo de Portugal quer promover o turismo ferroviário
para dar a conhecer o interior do país.
“A preocupação é que o comboio seja um meio de levar as
pessoas a descobrir o País”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana
Mendes Godinho, na primeira viagem do comboio presidencial, que durante 10 dias
vai conciliar uma visita ao Douro com a alta cozinha combinada com vinhos da
região.A Secretária de Estado lembrou que, nos programas nacional de
valorização de coesão territorial e de valorização turística do interior
“incluímos o projeto de conhecer Portugal de comboio, para que seja também um
instrumento que leve as pessoas a ir para o interior e a descobrir o nosso
território, quer portugueses, quer estrangeiros”.
“Este produto do comboio presidencial é ainda uma forma de
atrair e posicionar o turismo ferroviário internacionalmente como uma forma de
mostrar que aqui, em Portugal, há este produto único relacionado com o
patrimônio ferroviário e com os comboios”, disse Ana Mendes Godinho.
A Secretária de Estado sublinhou que, cada vez mais, as
pessoas estão à procura de produtos autênticos e genuínos. O Governo quer “apostar
na desconcentração da procura que visita Portugal para que conheça todo o
território nacional, nomeadamente o interior, acrescentando – desta forma –
mais valor às regiões”.
“A região do Douro tem registrado uma procura crescente de
turistas, a começar pelos brasileiros, mas também norte-americanos e
franceses”, disse Ana Mendes Godinho, realçando que o turismo se tem tornado
“uma atividade sustentável, e não meramente sazonal”.
A Secretária de Estado referiu que a região do Douro é “um
grande destino, em muitos sítios identificado como o segredo mais bem guardado
na Europa, com paisagens, vinhos, gastronomia e pessoas únicos”, acrescentando
ainda que para além do patrimônio natural e cultural, “os socalcos das vinhas
são uma das poucas construções humanas que se veem do espaço”.
Turismo é um “desafio nacional”
Na última semana, o Presidente português Marcelo Rebelo de
Sousa apontou a promoção do turismo como “um desafio nacional”, atendendo ao
seu importante papel na aproximação de culturas, civilizações, povos e
experiências.
“Não é [um desafio] de um partido ou de outro partido, não é
de um grupo ou de outro grupo, não é sequer de uma região ou de outra região. É
de todos nós”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Feira Ibérica de
Turismo (FIT) da Guarda.
O chefe de Estado considerou ainda que “o turismo é uma
maneira de chegar ao mundo”, apesar de não ser a única. “Há comunidades que
falam português por todo o mundo, mas o turismo é uma forma de aproximar
culturas, civilizações, povos e experiências. E Portugal está a viver um
momento único em termos de turismo”, afirmou.
Antes, durante a sua intervenção, o presidente da Câmara da
Guarda, Álvaro Amaro, tinha aludido ao “efeito Marcelo Rebelo de Sousa” na
estabilidade do país. Marcelo Rebelo de Sousa respondeu-lhe depois, dizendo que
“é o efeito de Portugal, não é o efeito do Presidente de Portugal”.
“É Portugal que neste último ano mostrou, como mostrou
sempre ao longo da sua história, um efeito que se traduz numa vontade
vencedora”, sublinhou, considerando que “foi esse efeito que levou Portugal a
eleger como secretário-geral das Nações Unidas um português, António Guterres”,
e a “vencer o Euro de futebol em Paris”.
Fonte:http://www.mundolusiada.com.br/turismo/governo-quer-promover-turismo-ferroviario-para-dar-a-conhecer-o-interior-de-portugal/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.