segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ECOPISTA DO SABOR - TORRE DE MONCORVO

Ecopista do Sabor. Começa em Torre de Moncorvo, no cruzamento da EN325 com a antiga linha ferroviária.
Termina pouco depois de Carviçais, junto à EN220.
Extensão:
24.700 metros.
Caracterização do Percurso:
Utilizando uma antiga linha ferroviária, o Percurso de Torre de Moncorvo liga a sede do concelho à aldeia de Carviçais, palco do tradicional Festival Rock.
A Ecopista que se desenvolve em toda a sua extensão no sopé, Norte/Nascente, da Serra do Reboredo oferece uma nova Rota turística, ecológica e desportiva, vocacionada para o lazer.
Envolvência e Pontos de Interesse:
Desfrute da excepcional paisagem do Vale do Sabor e da Serra do Reboredo fazendo uma pausa nos vários Miradouros disponibilizados ao longo de todo o percurso e aprecie as aldeias de
Larinho, Carvalhal e Carviçais, atravessadas pela Ecopista. Descubra o Convento Carmelo da Sagrada Família, de Torre de Moncorvo, as Minas do Carvalhal ou a Albufeira de Vale Ferreiros.
Utilização:
A Ecopista está vocacionada para Passeios cicloturísticos, pedonais, equestres, patins e similares, não se admitindo o trânsito de veículos motorizados.
Piso e sinalização:
A totalidade da via está coberta por sinalização vertical específica, bem como por placards informativos sobre a identificação e localização dos vários espaços da Ecopista.
Declive:
No sentido Torre de Moncorvo - Carviçais a via sobe dos 391 metros até aos 630. Pelo meio tem um ligeiro ascendente até um máximo de 693 metros. De resto, e porque se trata de uma antiga linha ferroviária, não existem declives acentuados.
Entidade responsável:
Câmara Municipal de Torre de Moncorvo /Refer
Inauguração:
O primeiro Percurso até à Aldeia do Larinho foi inaugurado no Dia do Ambiente, 5 de Junho de 2006. Imediatamente a seguir foi concluído o traçado até à Aldeia de Carvalhal. Prevê-se para breve a inauguração do restante percurso até Carviçais.

Fonte:
http://www.ciclovia.com.pt/ciclovias/1norte/5braganca/sabor/smoncorvo.php

2 comentários:

  1. Miranda do Douro: Antigo canal ferroviário da linha do Sabor vai dar lugar a ciclovia

    Miranda do Douro, 19 dez (Lusa) - A câmara de Miranda do Douro e a REFER vão assinar um contrato de concessão de 15 quilómetros do canal ferroviário da desativada linha de caminho de ferro do Sabor para a instalação de uma ciclovia.
    "São 15 quilómetros da plataforma da ferrovia do Sabor que liga as estações de Duas Igrejas e Sendim e que vão ser aproveitados para fins turísticos, num projeto que será dividido por três fases. Espera investir-se cerca de um milhão de euros na construção da ciclovia ", disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Artur Nunes.
    O contrato de subconcessão entre as duas entidades será assinado na terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, naquela cidade do planalto mirandês.
    "Esperamos que o projeto envolva privados, sendo importante recuperar as estações de Sendim, Duas Igrejas e o apeadeiro de Fonte da Aldeia, no sentido de viabilizar e explorar todas as componente da ciclovia", explicou o autarca.
    No caso da recuperação da antiga estação ferroviária de Sendim, a junta de freguesia local já se associou ao processo de reabilitação do "degradado" imóvel.
    Segundo Artur Nunes, o processo da construção da ciclovia poderá ter o seu inicio agendado para 2012, esperando-se que todo o processo de requalificação do património ferroviário do concelho de Miranda do Douro esteja concluído em 2013.
    "Para além da componente turística do projeto, já que todo o traçado da linha no concelho de Miranda do Douro atravessa a área protegida do Parque Natural do Douro Internacional, há ainda uma componente económica, com o facto de se poderem promover os produtos endógenos da região", destacou.
    Os promotores estão convencidos que este projeto será "uma mais valia económica" para o concelho nordestino, devido à procura turística em meio natural, não só por portugueses, mas igualmente pelos vizinhos espanhóis.
    O contrato de concessão daquele troço da desativada linha do Sabor a assinar com a REFER terá uma duração de 30 anos.

    FYP.

    Lusa/fim

    ResponderEliminar
  2. Encantadora essa ecopista.Fiz algumas vezes o percurso entre Torre de Moncorvo e Larinho.Pretendo voltar lá e fazer todo o percurso.É realmente um lugar muito bonito e agradável.
    Abraço
    Wanda

    São Paulo
    Brasil

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.