quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Centro de Alto Rendimento (CAR) de Remo do Pocinho


O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa classifica o futuro Centro de Alto Rendimento (CAR) de Remo do Pocinho, como “ fundamental” para o desenvolvimento desportivo e turístico do Douro Superior.
Gustavo Duarte disse à Lusa que a conclusão da obra está prevista para Maio de 2012, e se for concluído dentro do prazo, algumas selecções europeias de remo poderão usufruir do novo equipamento para treinos com vista aos Jogos Olímpicos de Londres.
O novo equipamento desportivo e de lazer está orçado em cerca de sete milhões de euros e ficará situado em junto ao rio Douro, nas proximidades da localidade de Pocinho.
“Houve várias selecções europeias que vieram estagiar para o Pocinho e consideram o local, como um dos melhores do mundo para a prática do remo”, assegurou o autarca.
Na opinião de Gustavo Duarte, o CAR será o investimento mais “importante” dos últimos anos no concelho de Vila Nova de Foz Côa, apenas superado pelo Museu do Côa.
“A área do espelho de água, o clima, a paisagem são alguns dos atributos destacados pelos orientadores técnicos das equipas e selecções de remo que por aqui passam, condimentos para que o CAR seja um sucesso a nível europeu”, afiançou Gustavo Duarte.
O local terá capacidade para albergar cerca de duas centenas de atletas num complexo desportivo que vai dispor de piscinas cobertas, ginásios, área social e os meios “mais modernos” colocados ao dispor dos atletas de alta competição.
“O projecto tem sido abordado por varias publicações ligadas ao ramo da arquitectura. O CAR vai desenvolver –se como as vinhas do Douro, ou seja, em patamares ao logo do rio”, explicou.
Além do seu valor desportivo, o autarca assegurou, que à semelhança do Museu do Côa, a componente arquitectónica do projecto será uma mais valia para a região do Douro.
“Ao desenvolver-se um complexo desportivo desta dimensão todos os concelhos vizinhos vão beneficiar”, concluiu o autarca.
O equipamento conta com comparticipações de fundos provenientes do Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Jornal Norte/Lusa
VER:
http://​www.anteprojectos.com.pt/​2011/03/14/​centro-de-alto-rendimento-r​emo-%E2%80%93-pocinho/
http://www.jornalnorte.com/?p=9217
http://www.paulateles.pt/​noticias/PDFs/
http://dre.pt/pdfgratiscp/​2010/05/094/403258625.pdf
Agradecemos a Luís Manuel Branquinho Pinto a informação enviada.

2 comentários:

  1. Quero crer que Foz Côa está no bom caminho. É excelente quando o progresso e o desenvolvimento se processam em prol das pessoas e das terras em que vivem, naquela indispensável harmonia de corpo e alma, casa e Universo.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Awesome! Its genuinely amazing article, I have got much clear idea regarding from this article.
    My weblog ; Carport canopy

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.