A freguesia de Urros está localizada numa cadeia de montanhas a norte da margem direita do Rio Douro. A sul é dominado por cumes elevados e declivosos, em particular o do Poio e o do Castelo. Os vestígios arqueológicos romanos e mesmo anteriores, fazem desta aldeia uma localidade muito antiga e com um passado histórico bastante importante. Durante a formação de Portugal, esta freguesia era vista como uma fortificação avançada, na zona fronteiriça de Leão. Esta aldeia, foi palco de lutas das discórdias de D. Afonso II e suas irmãs. Em 1182, D. Afonso Henriques dá-lhe foral, passando a designar-se por "Foral de Orrio". Em 1236, o rei mandou que os habitantes de Freixo povoassem Urros. http://www.torredemoncorvo.pt/urros
A foto deve ter sido tirada da capela de Ligares.Falta a de Ligares tirada da senhora do castelo
ResponderEliminarA freguesia de Urros está localizada numa cadeia de montanhas a norte da margem direita do Rio Douro. A sul é dominado por cumes elevados e declivosos, em particular o do Poio e o do Castelo.
ResponderEliminarOs vestígios arqueológicos romanos e mesmo anteriores, fazem desta aldeia uma localidade muito antiga e com um passado histórico bastante importante.
Durante a formação de Portugal, esta freguesia era vista como uma fortificação avançada, na zona fronteiriça de Leão. Esta aldeia, foi palco de lutas das discórdias de D. Afonso II e suas irmãs.
Em 1182, D. Afonso Henriques dá-lhe foral, passando a designar-se por "Foral de Orrio". Em 1236, o rei mandou que os habitantes de Freixo povoassem Urros.
http://www.torredemoncorvo.pt/urros
Esta foto foi tirada do alto de Maçores :)
ResponderEliminarMisé Fernandes