terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESCAPARATE ( XLII) INTIMIDADE - Cândida Ribeiro

Click na Imagem para aumentar

Paginação por Luís Teixeira

8 comentários:

  1. Quem é a autora?Transmontana?

    ResponderEliminar
  2. Cândida Ribeiro nasceu em Torre de Moncorvo em 1895 e aqui faleceu em 1987. Era filha de César Augusto Macedo Ribeiro e foi casada com o dr. Amílcar Ribeiro, este filho de Brás Saraiva Ribeiro e D. Maria Olímpia Carvalho Castro e Sá. O livro foi publicado no Funchal por aí ser então juiz o marido da poetisa. Amílcar e Cândida tiveram um filho chamado Vasco Ribeiro que casou com D. Maria de Lurdes, sua prima carnal, filha do dr. Adérito Madeira e D. Helena Ribeiro, esta irmã da poetisa. Vasco e Lurdes foram, até há pouco tempo, os donos da Casa da Avó, uma conhecida unidade de turismo de habitação de Torre de Moncorvo. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Eu pensava que essa senhora era a mãe do Rui e da Mité Ribeiro.Esta,segundo me constou, é que foi dona da Casa da Avó,antes dos actuais proprietários.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  4. Da família da poetisa, nada sei. Alguns dos nomes não me são estranhos. Mas a D. Cândida ofereceu um exemplar deste mesmo livro de poesia ao meu pai e com dedicatória .
    Eu li os poemas e lembro-me que gostei imenso. Mas o livro levou sumiço. Tenho muita pena.

    Júlia

    ResponderEliminar
  5. Cândida Ribeiro tinha três filhos:Vasco Ribeiro eng.de minas,Rui Ribeiro, economista e Ofélia (Mité)Ribeiro.
    O Rui(já falecido) esteve casado com Elisa (Lili)Pinto.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou neta da Sra. D.Candida Ribeiro e gostaria de fazer uma pequena correcção. Morreu em Lisboa na sua casa e não em Moncorvo. Sim além de ser Mãe do Vasco, meu Pai (falecido em Março deste ano) foi também Mãe do Rui e da Mité. O Pai do meu avô Amilcar (sogro) da Sra. D. Candida chama-se José Braz Ribeiro.

    Concha Carvalho Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Eng. Vasco Ribeiro e sua mulher, a SrªD. Maria de Lurdes (a Lula) eram primos carnais.
      Alguém saberá dizer-me se o ramo familiar que os liga é pelos Madeira? É que eram primos da minha Avó...
      MSC

      Eliminar
  7. Boa tarde.
    Os meus pais eram primos carnais, filhos de duas irmãs, que eram filhas de Candida Ribeiro e Cesar Ribeiro (meus bisavos). O meu Pai era filho de Candida Ribeiro e Amilcar José Ribeiro e a minha Mãe é filha de Helena Ribeiro e Amilcar José Ribeiro. A familia comum de ambos era Ribeiro e não Madeira. Já agora gostava de saber quem é a sua Avó.
    Concha Carvalho Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.