sábado, 25 de dezembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (25/12)

25 Dez. 1857 – Nomeação de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel para o cargo de director geral do Instituto Agrícola e Escola regional de Lisboa.

25 Dez. 1904 – Ao cabo de um mês de exercício de administrador do concelho de Torre de Moncorvo, o dr. Ramiro Máximo Guerra foi substituído pelo seu correligionário político João José Alves Hipólito. A propósito, na pg. 111 do meu livro (História Política de Torre de Moncorvo 1890 – 1926), escrevi o seguinte:
- Se o jornal dos lazarões falava do administrador Guerra como um homem ávido de se impor pela tirania e dum lugar de médico municipal do concelho que querem supor vago, vejam como o sucessor era tratado no mesmo órgão de informação, dias depois de tomar posse:
- Na administração deste concelho e com a nomeação do novo administrador sr. Hipólito, já começou o tiroteio das imoralidades: até ao presente são já três as suspensões: um amanuense e dois oficiais de diligências. O crime, o grande crime praticado pelas vítimas da politiquice é o dizerem que são regeneradores!!! A seguir a estes irá o secretário, o nosso amigo Antero Augusto Silva.

António Júlio Andrade

3 comentários:

  1. Isto é que era uma malta.Parece impossivel mas pelo que leio por aqui ainda eram piores do que os de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Júlio Máximo de Oliveira Pimentel ,futuro Visconde de Villa Maior,reitor da Universidade de Coimbra....nome de uma escola na vila...

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez o nosso visconde.Nunca é demais.
    Maneldabila

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.