sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (03/12)

3 Dezembro 1894 - Pelo meio dia e meia hora a vila de Torre de Moncorvo foi sobressaltada pelo estrondo de um tiro. Foi o comerciante Ernesto Aires que deu um tiro na mulher.

3 Dezembro 1899 - V ejam a nota que escreveu Justiniano de Castro na sua Caderneta,sobre a maneira como o administrador do concelho de Moncorvo - o regenerador Pontes - recebeu o candidato a deputado progressista Barbosa de Abreu Lima: - apareceu aqui o Doutor Barbosa e o Sr. Doutor Abilio da Costa Pontes comprimrntou e no meio do cumprimento perguntou-lhe por o saco.

António Júlio Andrade

3 comentários:

  1. Saco azul,pois ,ontem como hoje o poder central quando vem à provincia,vem a votos.Sabe que a melhor maneira de os obter é com promessas e dinheiro.Reparte benesses ,sorri,come e vai feliz;já enganou mais uns.O provinciano que sobreviveu a tudo sabe que é assim;foguetes,almoçaradas e que sim,pode contar com os nossos votos.Assim se faz a politica e quem não entende sai do comboio.O homem da caderneta sabia as regras,conhecia as manhas,era um observador atento.Com sorte algumas migalhas podiam ficar ao seu alcance.Fazia o seu diário,com erros ortográficos e verdades despidas das frapelas que muitas vezes se torna oculta.Valem mais os erros deste homem para sabermos como foi o fim da monarquia do que todos os textos dos iluminados doutores da época.O corretor ortográfico da google tem dificuldade de o entender.Ler a caderneta nos lares de idosos do concelho e vejam lá se não o entendem.
    Verdades como punhos de mãos com calos da enxada ou de raiva contida, fazem muita falta.PRECISAMOS DE UMA CADERNETA,JÁ.
    E dizer que foi um antigo ministro do Salazar que a divulgou.Moncorvense que legou a sua bibloteca a Bragança e é hoje a Casa do Livro( com mais visitas do que o Museu Abade Baçal).
    M.C.

    ResponderEliminar
  2. A herança de Aguedo de Oliveira foi para Bragança porque ali ele se sentiu bem tratado, ao contrário do que acontecia em Moncorvo. E o pior é que as mágoas de Aguedo de Oliveira para com os seus conterrâneos vinham de muito antes do 25 de Abril, sobretudo de um presidente de câmara hoje muito elogiado por alguma gente dita de esquerda... A justiça deverá ser feita. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Águedo de Oliveira e Adriano Moreira ,ministros do estado novo eram homens cultos que amavam a sua terra.Felizmente, um ainda está vivo , pode sentir o reconhecimento das pessoas.Adriano Moreira preside à Academia das letras de Bragança.
    Esquerda,direita,esquerda,direita são vozes de exercicio numa parada militar.Como dizia Zeca Afonso no "Venham mais cinco";aqui só não há lugar para os filhos da mãe...
    M.C.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.