segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (07/12)

7 Dezembro 1958 – Inauguração da nova rede de eléctrica na vila de Torre de Moncorvo. Recorde-se que o primeiro grupo gerador das barragens do rio Douro internacional, instalado em Picote, entrara em funcionamento no dia 17 de Janeiro do mesmo ano de 1958. Por mim devo dizer que não sei como era a rede anterior e também a central eléctrica, instalada na Corredoura, segundo creio. Penso que será oportuno que os mais antigos dos Moncorvenses vivos nos expliquem essas coisas.

4 comentários:

  1. O texto é de António Júlio Andrade

    ResponderEliminar
  2. Sabe-se que a central eléctrica funcionava com um motor diesel e estava instalada no fundo da rua das Amoreiras.Em frente,do outro lado da rua,situava-se o lagar de azeite.O motor era ligado das 6h da tarde até à meia-noite.Houve um ano em que rebentou a cambota do motor ,que só foi substituida nove meses depois.Muita gente se deve recordar disso, e nas actas da câmara estará o relato do que aconteceu .
    O responsável era o Sr.Moura,pai do Henrique Moura,genro do sr.Adelino Barbeiro,já falecido.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  3. Nas fotografias tiradas às equipas de futebol no antigo campo da bola, vê-se a casa do motor.

    ResponderEliminar
  4. A dita central funcionava na rua das Amoreiras onde em tempos funcionou uma escola primária,e havia uma cantina onde era servido óleo de fígado de bacalhao na sopa .

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.