domingo, 2 de setembro de 2012

Alfândega lidera movimento empreendedor no norte do país


O concelho de Alfândega da Fé está nos lugares cimeiros na lista de criação de novos negócios, só sendo mesmo suplantado pelo do Porto. O dinamismo gerado com a criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor no Município e pelo próprio Prémio EDP Empreendedor Sustentável pode explicar este 2º lugar. Os dados são conhecidos numa altura em que se encontram abertas as inscrições para a terceira edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável.
As inscrições já estão a decorrer e podem ser efetuadas na Câmara Municipal de Alfândega da Fé, junto do Gabinete de Apoio ao Empreendedor. Esta iniciativa assume-se como um incentivo ao surgimento de novos projetos e empresas nas áreas abrangidas pelas Barragens do Sabor e Tua. Uma forma de estimular o empreendedorismo contribuindo para a dinamização da economia local, que se traduz num conjunto de serviços de consultadoria prestados aos empreendedores desde o momento da inscrição até ao da instalação da empresa. A atribuição do prémio monetário é o culminar de todo este processo.
O que é facto é que com a concretização dos modelos/empresas apoiadas na segunda edição deste prémio, Alfândega da Fé alcançou um acréscimo de capacidade empreendedora de 150%. Se se atender que o índice de empreendedorismo relaciona a criação anual de empresas com a população ativa de um concelho, conclui-se facilmente que Alfândega da Fé, com 2.2% da sua população ativa a empreender, é um dos concelhos lideres do movimento empreendedor.
Em dois anos de funcionamento o Gabinete de Empreendedorismo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé conta com cerca de centena e meia de empreendedores inscritos. Pessoas interessadas em criar o próprio emprego e que encontram neste serviço o acompanhamento e informações necessárias para o sucesso do seu negócio. Daí que seja também este Gabinete a mediar o processo de relativo ao Prémio EDP Empreendedor Sustentável.

 

4 comentários:

  1. Obrigada, gostei de saber e fiquei com aquela pena... aquela de não pertencer a este concelho tão dinâmico! Apetece-me mudar! rsrs. Bom, seja como for... Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Otilia Borges escreveu:Também gostei da notícia que ontem vi sobre a casa de férias para deficientes. Embora não seja acessível a todos é uma iniciativa de mérito

    ResponderEliminar
  3. Para A Frente Sempre escreveu: Olhamos com confiança para o futuro, com a confiança de quem, mais do que caminhar ajuda a construir o caminho. É andando para a frente, mas sobretudo aprendendo com o passado, que neste ano de 2012 temos a certeza de que o executivo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé estará, como sempre esteve, atento e disponível para corresponder às solicitações de todos os Alfandeguenses, de toda população que vive na nossa linda terra. Vamos ter esperança num amanhã melhor, por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna

    ResponderEliminar
  4. Cila Soeiro escreveu: Mas depois as pessoas das aldeias, nomeadamente da aldeia Vales não podem assistir aos programas de televisão porque o sinal não chega às suas casas, porque alteraram as configurações do emissor. É preciso fazer tudo para que as pessoas nesses locais possam ter as condições que merecem e viverem como lhes é devido.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.