sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pequenas Memórias - ““As minhas férias grandes” ”(XV), por Júlia Ribeiro

“Grande é a poesia, a bondade e as danças ... Mas o melhor do mundo são as crianças “

Fernando Pessoa

Já aqui contei uma redacção do meu filho sobre as bebidas alcoólicas. O garoto era um perigo quando, nas redacções, desatava a falar sobre a família.

  Quando os meus filhos eram pequenitos, em férias fazíamos campismo. Para os miúdos era saudável e para a bolsa também, pois era a forma mais barata de passarmos todos juntos o mês de Agosto no Algarve. Há cerca de 40 anos ainda não existiam cartões de crédito, nem telemóveis, nem fax e, ou se levava dinheiro vivo para férias, o que não era aconselhável, ou se levava a Caderneta de Aforros dos CTT. Optávamos sempre pela Caderneta dos Correios, que permitia o levantamento diário de 500 escudos.
Quando chegou o dia 31 de Agosto, toca de levantar com o nascer do sol, arrumar tudo, colocar os garotos ainda de pijama a dormir no carro e, antes das 8 horas da manhã estávamos à porta dos Correios de Quarteira ( então uma aldeia de pescadores lindíssima, hoje um mostrengo de feiura ) , para sermos os primeiros a ser atendidos. Queríamos evitar o calor da travessia do Alentejo que, nesse tempo, não era tão fácil como hoje. Lá estávamos, pois, à porta dos Correios de Quarteira. Mas surgiu um problema : a Caderneta de Aforro tinha esgotado as páginas para se proceder ao levantamento de 500$00 e ninguém tinha notado . Resumindo: não se podia levantar dinheiro. A solução era telefonar para os Correios Centrais de Lisboa e pedir autorização ao Sr. Director dos Fundos de Aforro, que permitisse um levantamento naquela situação. Fizeram-se dezenas de telefonemas, mas o Sr. Director só chegou ao seu gabinete pelo meio dia e só atendeu o telefone pelo meio dia e meia hora. Já nem queria atender, pois era hora do almoço. Aliás, só atendeu, porque o meu marido, já alterado, lhe disse que era advogado e tinha a mulher e dois filhos pequenos no carro. Ele deve ter pressentido uma ameaça velada. Mas não sabia como reolver o problema. O meu marido indicou-lhe a solução, que era muito simples e que já havia dito centos de vezes à menina funcionária: que agrafasse na Caderneta uma folhinha timbrada dos Correios , declarasse que fora feito um levantamento de 500$00 naquele dia e assinasse, carimbando . Mas ela recusara terminantemente fazer tal coisa. Nunca vira fazer e não iria fazer, porque tinha medo de perder o lugar.
Agora escutem como o meu filho interpretou a situação e o que escreveu na redacção sobre as suas férias grandes. É muito mais pequena do que as explicações que atrás tive de dar, para que a redacção do miúdo se tornasse compreensível.
As minhas férias grandes foram muito boas: andei sempre na praia e no mar a brincar com a minha irmã e com outros amigos .... (........) . O pior foi no último dia, quando o meu pai viu que não tinha dinheiro nenhum. Foi aos Correios telefonar para os amigos, mas nenhum lhe emprestou dinheiro. Depois, nós já tínhamos fome e a minha mãe deu-nos um iogurte. Mas continuávamos com fome. O meu pai vinha falar com a minha mãe ao carro e disse que nem tinhamos dinheiro para a gasolina. Estava tão zangado que até chamou cabrão a um amigo. Então, muito triste, sentou-se num degrau da porta dos correios à espera que alguém lhe desse dinheiro. Mas ninguém lho dava. Era já quase uma hora da tarde quando um amigo teve pena de nós e lhe deu dinheiro para a gasolina e para almoçarmos. Chegámos a casa à hora do jantar.

Leiria, 14 de Setembro de 2011

Júlia Ribeiro

10 comentários:

  1. O nosso Amigo Lelo pediu fotos para esta estorinha e eu mandei-lhe 4 para ele escolher. Como estão aqui as 4 e sem possibilidade de legenda, vou legendá-las uma por uma:
    1- eu, jovem mãe, com os dois pirralhos em férias no Algarve (Algarve ainda em construção);
    2- os meus garotos, esculpindo na areia;
    3- pai e filhos: almoço de sandes num relvado muito exclusivo, ao qual tivemos acesso com o cartão cedido por um amigo;
    4- no Camping "Duas Sentinelas", em Quarteira, junto de um 2 cavalos, muito colorido (pena a foto ser a preto e branco), pertença de um casal inglês hippy, e a miúda, felicíssima, com grande sombrero mexicano, também pertença dos hippies, uns amigalhaços dos garotos.

    Aquelas férias foram o máximo para os dois raparigos. O pior foi no dia do regresso...

    Um abração
    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Inocente ( e perigosa!) interpretação do sucedido.
    Obrigada pela boa disposição com que nos tem brindado através das suas estorinhas.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  3. Já não sei com qual da estorias me ri mais. Isto é um regalo .
    ..... e o mellhor do mundo são as crianças .

    Alex Cristina

    ResponderEliminar
  4. "e lhe deu dinheiro para a gasolina e para almoçarmos. Chegámos a casa à hora do jantar".
    Ele tinha era fome ,só fala em almoço e jantar. O dinheiro do amigo não deu para o lanche? quando estes dois mundos paralelos se cruzam e são bem interpretados e narrados são hilariantes. Quando crescer quero ser criança, diz um amigo meu que é anão. O ALMA DE FERRO encenou “Falar verdade a mentir”e a doutora Júlia Ribeiro fala a verdade a divertir. Boa. E o Camané ?
    Leitor

    ResponderEliminar
  5. Ainda há mais Pequenas Memórias?
    Só quero dizer - que memória fabulosa !

    Vítor S.

    ResponderEliminar
  6. Otilia Borges disse: Estória maravlhosa...

    ResponderEliminar
  7. Que boa memória e que estórias bem contadas.
    Obrigada, Julinha, por trazer um poquinho de boa desposição á gente.

    Maria da Querdoira

    ResponderEliminar
  8. Parabéns por esta estória.
    Uma pequena maravilha.

    Hugo Lemos

    ResponderEliminar
  9. Olá, Amigos Blogueiros e visitantes:

    A todos, sejam benvindos e obrigada pelas vossas palavras amigas.
    Respondendo a um Leitor: vai seguir logo mais uma estória do Camané.

    Um grande abraço
    Júlia

    ResponderEliminar
  10. olá querida Júlia!Um dia ainda lhe vou contar uma estória passada no ALGARVE.Beijinhos e mto obrigada pelas suas palavras.IRENE

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.