sábado, 1 de outubro de 2011

“Grandes Memórias”, por Júlia Ribeiro


Ando eu aqui a espremer a memória para de lá ainda tirar alguma lembradura com graça, que faça a malta rir – ou, pelo menos, sorrir - neste tempo de crise, e afinal as “Efemérides” que o nosso Amigo A.J.Andrade anda afanosamente a pesquisar, e que tanto trabalho lhe dão, apresentam-nos cenas de partir o coco a rir.
Vejam só este naco de prosa :
“25.09.1838 – Correspondência de Bragança publicada no jornal “O Eco” narrando uma cena de pancadaria entre dois padres, na igreja, mesmo no altar, à frente do povo. Foi mais um episódio do “cisma dos mónicos”. (EFEMÉRIDES)
(Sabem o que foi o “cisma dos mónicos” ? Eu também não, mas não faz mal. A cena deve ter começado mais ou menos assim) :
1º Padre - Seu mónico dos infernos. Eu racho-te já essa cabeça de judeu agiota. (Puxa um castiçal do altar e avança com ele na mão) .
2º Padre ( puxando o outro castiçal e enfrentando o adversário) - Judeu é você, seu miserável, seu mulherengo... que nem a tonsura merece . Toma, que é para aprenderes.
1º Padre - Ai, ai ! Este filho duma puta, que me partiu um braço... Meu Deus , perdoai-me, mas ele é mesmo filho duma...
2º- O quê? A insultar a minha santa mãe ! Agora é que eu te mato e te esfolo vivo.
(Esgrimem com os castiçais).
1ª- Beata (aos gritos) - Apartem-nos, por amor de Deus.
2ª- Beata : Acudam, que eles matam-se...
3ª- Beata : Pela Virgem Maria, apartem-nos ...
Sacristão – Sr. Cura, Sr. Cónego, estamos na Igreja, Deus está a ver-nos a todos . Ai! Este cabrão rachou-me a testa ....... etc, etc.
Imaginem o resto...
E agora imaginem que a seguinte lei de 1892:
“25.09.1892 – Nesta altura discutia-se no Parlamento uma lei apresentada por Dias Ferreira no sentido de ser retirado o ordenado aos deputados, lei que foi mesmo aprovada e vigorou enquanto aquele governo mandou. É bom lembrar que na época, também na Inglaterra, na Espanha e na Itália, os deputados trabalhavam por amor à política, sem ordenado” .
entrava em vigor como lei nos tempos que correm.
Como reagiriam os Srs. Deputados ao facto de lhes ser tirado o ordenado ? E à ideia de trabalharem por amor à política?
Acreditam que hoje ainda teríamos deputados? Ou antes: ainda haveria deputados?

Leiria, 27 de Setº de 2011

Júlia Ribeiro

11 comentários:

  1. Não percebi o título "Grandes Memórias". Quem me pode esclarescer?

    ResponderEliminar
  2. O sacristão cobrou bilhetes para a luta dos padres?E aquela do bispo de miranda excumungar quem matasse pombas...deviam fazer uma antologia dos disparates reais que a Efemérides realçam.Dava um livro.
    Leitor

    ResponderEliminar
  3. Júlia Ribeiro disse...

    Creio que o 1º anónimo tem razão ao colocar esta pergunta.
    Chamei "Pequenas Memórias" àqueles breves episódios que recordo de criança ou dos meus filhos e de netos e de alunos. São coisas pequenas do dia-a-dia. E dessas coisas pequenas se faz a vida. Pois bem, tenho escolhido as estorinhas com mais graça, embora também relembre muitas coisas tristes, mas essas guardo-as para mim.
    "Grandes Memórias" ... Porquê o título? Porque a fonte onde as fui buscar - como explico no 1º parágrafo do presente texto - foram as "Efemérides", rubrica exaustivamente pesquisada, e partilhada, pelo nosso Amigo António Júlio Andrade.
    Ora, por norma, esta rubrica trata de episódios históricos ou de outros de relevância para o concelho de Moncorvo, para o Distrito, para Trás-os-Montes e para variadíssimas localidades transmontanas. De vez em quando, há um ou outro episódio que escapa a esta regra.

    Um abraço e apareçam sempre. E, já agora, assinem, se quiserem fazer esse favor a todos nós.

    Júlia Ribeiro
    Mas a razão do título foi esta.

    ResponderEliminar
  4. O´grande contadora :
    E se escrevesse a continuação dessa cena de porrada em plena igreja? Faça isso. Já me estou a rir com o que espero ler aqui.

    H.L.

    ResponderEliminar
  5. Apoiada a ideia de H.L.
    Umas dicas: faça entrar o bispo , depois munto pobo, depois a policia e a guarda . Que cena macaca . Bamos lá com isso pra frente.

    ResponderEliminar
  6. Os deputados de agora aviam de ser obrigados a trabalhar a serio sem ordenados e sem mercedes nem cartões de credito nem essas merdas que todos tem. Eheheheheh !! Era do caraças vê-los a prostestar e a fazer greve e a policia a malhar neles. estas efamerides dão pro pagode se por a pensar.

    ResponderEliminar
  7. O trabalhão que eles dizem que dá ser deputado e governante, mas até se pelam todos para ir pro puleiro.

    Vitor S.

    ResponderEliminar
  8. O trabalhão que eles dizem que dá ser deputado e governante, mas até se pelam todos para ir pro puleiro.

    Vitor S.

    ResponderEliminar
  9. O´ Sô Vitor S. , seu analfabeto, poleiro é com O e não com U.
    Porque será? pergunta você. Para mamarem, porque não sabem fazer mais nada.

    ResponderEliminar
  10. Ó Sô Anónimo: vocé é que é um analfabruto. Claro que é puleiro com U, porque eles amdam sempre a pular - um pulo da EDP para a GALP - uma reforma, outro pulo da GALP para a CGD - outra reforma , mais um pulo para a REFER - e mais outra reforma , é sempre a pular . Percebeu ou quer que lhe faça um croqis

    Vitor Santos

    ResponderEliminar
  11. Olá, Amigos:

    Há comentários com imensa piada. Já me diverti com este do "puleiro" . Tem mesmo muita graça.

    Um abraço
    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.