quarta-feira, 16 de março de 2011

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (16/03)

Larinho
16.03.1911 – Por ordem do administrador de Moncorvo, deslocou-se ao Larinho o senhor António Alberto Carvalho e Castro a fazer uma sindicância à Junta de Freguesia. Não conseguiu realizar a sindicância porque a Junta amotinou o povo que saiu todo a apupar o sindicante.

António Júlio Andrade

4 comentários:

  1. Com os larinhatos não se brinca.

    ResponderEliminar
  2. Pois nao nao se brinca porque eles agem de má fé..e sabem porquê? Era eu miúda , adolescente, e ao domingo juntamente com umas amigas e acompanhadas das respectivas mães, fomos lá para cima para o Carvalhal, num largo que havia à beira da estrada por sua vez perto do cruzamento do larinho. Levamos castanhas, fizemos a fogueira, assaram se as castanhas, e eis que começaram a chover pedras em cima de nós.. Uns estúpidos do larinho resolveram assim dessa forma roubar nos as castanhas e assim acabar a nossa tarde de domingo.. Ainda hoje recordo esse episódio com aversão à gente do larinho.

    ResponderEliminar
  3. Anonimo>Desculpe mas a Sra esta aqui a misturar alhos com bogalhos (como se diz nas nossas terras)A sra diz que foi La para cima para o carvalhal para um Largo que havia junto a Estrada,por sua vez perto do cruzamento do Larinho.Que eu saiba docruzamento do Larinho ao carvalhal sao 6 klms,e no cruzamento do Lainho nunca existiu Largo nenhum.Portanto nao pode culpar a gente do Larinho se nao tem certeza.Porque aversao a gente do Larinho?Por umas castanhas?Que se calhar nao foi gente do Larinho que as comeu.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao local sei que nao o descrevi bem..já passaram quarenta e tal anos ,mas sei que o larinho era à esquerda desse local.E era garotada de lá...mas nao interessa..Sabe que mais ..,a meia dúzia de castanhas também nao foi o problema..o problema foi a cobardia e o gesto de roubar..! Mas nem toda a gente se rege pelos mesmos valores..






    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.