domingo, 21 de novembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES

21 Novembro 1904 –Grande barulho entre os habitantes de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães e os do Castedo, concelho de Moncorvo. Pela calada da noite, grande quantidade de gente do Vilarinho invadiu o Castedo metendo fogo em casas e palheiros, que muitos arderam. Houve tiros de um lado e doutro e várias pessoas ficaram feridas. Na base da questão estavam uns terrenos baldios cuja posse era reivindicada por ambas as aldeias. Durante séculos não houve problemas, os gados de ambas as aldeias pastavam pacificamente naquelas lameiras. O problema começou a colocar-se depois de o concelho de Vilarinho ser extinto e o Castedo passou para o concelho de Torre de Moncorvo. A paz só voltou àquelas aldeias com a delimitação definitiva dos termos pelos anos de 1940, por ordem e sob a tutela do governo central.

3 comentários:

  1. Para saber mais:
    http://castedo.forumativo.com/forum.htm

    ResponderEliminar
  2. Castedo é uma freguesia portuguesa do concelho de Torre de Moncorvo, com 17,79 km² de área e 275 habitantes (2001). Densidade: 15,5 hab/km².

    A desertificação tem atingindo, nos últimos anos, esta freguesia.

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostei de efemérides e às vezes dou comigo a pensar - dentro de 20/30 anos que será escrito?Que acontecimentos serão registados para a história?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.