sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES

20 Novembro 1491 – Afonso Domingues de Madureira e sua mulher Filipa Vaz fizeram escritura pública criando o Hospital do Espírito Santo, instituição que funcionou durante séculos. Era dotado com quatro camas destinadas a receber peregrinos pobres e a administração pertencia aos seus herdeiros detentores do morgadio de Santo António instituído no ano seguinte pelos mesmos. Depois da extinção dos morgadios, passou a ser administrado por uma comissão nomeada pelo governador civil, sob proposta da câmara municipal, sendo integrado na Santa Casa da Misericórdia em finais do século XIX. No primeiro quartel do século XVIII o edifício terá sido reconstruído e acrescentado com uma capela em cujo frontispício foi colocada uma imagem de S. Martine (sic) em granito.


20 Novembro 1902 – Notícia da primeira sessão de “cinema” em Torre de Moncorvo, assim descrita no jornal O Trasmontano :- O Royal Cosmograph – Pela primeira vez nesta terra assistimos à exibição de quadros pelo cynematógrapho. Mr. Bailac, um moço sympatico, de nacionalidade francesa, cavalheiro do mais fino trato mimoseou-nos com três atraentes espectáculos nos dias de quinta-feira, sábado e domingo, com três casas cheias. Os trabalhos que apresenta, apesar de uma instalação muito à ligeira em sala pouco adequada para isso, sobressaem muito além do que poderia imaginar-se. Vimos quadros originalíssimos e até duma precisão real. A dança das flores na Exposição de 1900 é cheia e só por si vale um espectáculo. A chegada de um comboio apresenta-se naturalíssima…

1 comentário:

  1. Antes da inauguração do cine-teatro(1952?),as sessões de cinema tinham lugar na garagem do senhor Moreira.Crescidos e miúdos,todos levávamos bancos e cadeirinhas de casa,para nos encantarmos com as aventuras de "O Zé do telhado",de"Não há rapazes maus"(sobre a Casa do GAiato),com o "milagre" de Fátima e tantos outros filmes,que me lembre,todos portugueses e, claro,com a chancela do Estado Novo.Mas marcaram o começo da minha paixão pelo cinema,que,a partir dos anos '50,ainda na minha infãncia, me oferecia filmes com as inesquecíveis exibições de sapateado do Fred Astaire ou de acrobacias aquáticas da Esther Williams.Bons tempos!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.