António Martinho, presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, afirmou hoje à agência Lusa que este território é “cada vez mais procurado para o réveillon”, numa tendência que contraria a época baixa e de menor procura que se verifica no inverno.
Há mais ou menos quatro anos, acrescentou, a procura nesta época do ano para o destino Douro era “ainda muito diminuta”.
Localmente, segundo o responsável, os empresários souberam organizar-se e criar programas que atraem cada vez mais turistas, a maior parte dos quais são portugueses.
“É uma passagem de ano tradicional, mas é uma passagem de ano numa região vinhateira, o que nos permite ter um maior movimento na hotelaria e na restauração”, salientou.
O responsável referiu que alguns dos pacotes propostos vão de dois a quatro dias, com preços a variar para todas as carteiras.
Os pacotes incluem as mais variadas festas e formas de passagem de ano, mas também incluem degustações de vinhos, visitas a quintas, adegas, aos museus ou mosteiros.
Para uma experiência mais arrojada, a Casa da Avó e a Sabor Douro Aventura organizam, de sábado a terça-feira, o Raid TT Fim de Ano Douro transfronteiriço que ligará as cidades de Miranda e Zamora com passagem de ano organizada na cidade espanhola.
Na Quinta do Vallado, junto à Régua, os turistas podem fazer uma prova na adega, e prova de vinho do Porto com chocolates, ou participar num workshop de cozinha tradicional onde o almoço é confecionado com a ajuda dos hóspedes.
O Hotel Folgosa Douro preparou um pacote para o reveillon que inclui duas noites de alojamento, visita a uma quinta da região com prova comentada, jantar de gala, fogo de artificio sobre o rio, animação musical e brunch de Ano Novo .
Se a preferência for passar o ano num hotel rural, o Hotel Rural Viscondes de Várzea preparou um programa de três ou quatro noites que, para além do jantar de reveillon, animação com DJ, oferece aos seus hóspedes um circuito de visitas turísticas desde passeios de barco no Douro, visitas a quintas com provas de vinhos, visita ao Museu do Douro e à cidade de Lamego e ao património cisterciense do concelho de Tarouca.
O Hotel Régua Douro disponibiliza fogo-de-artifício sobre o rio Douro, culminando um pacote de dois dias com livre acesso à piscina e banho turco, desconto nas massagens do SPA e jantar de gala.
Em termos globais, António Martinho fez um balanço “positivo” do turismo no Douro neste ano, em que o Património da Humanidade assinala o 11º aniversário. “Foi um ano de consolidação da procura para este destino”, afirmou António Martinho.
LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.