segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TORRE DE MONCORVO - ILUSTRES MONCORVENSES


Click na imagem para aumentar
Obras de dois dos mais ilustres moncorvenses :  Francisco Botelho de Morais e Vasconcelos (séculos XVII/XVIII)e Júlio Máximo de Oliveira Pimentel ,Visconde de Vila Maior (século XIX )


3 comentários:

  1. VASCONCELOS, Francisco Botelho de Morais e
    nasceu em Moncorvo e foi baptizado em 6.8.1670 e faleceu em Salamanca, em 1747. Era oriundo de uma ilustre família que ele continuou com uma vida cheia de façanhas, no país e no estrangeiro, em missões diplomáticas. Foi autor de várias obras, entre as quais: EL nuevo Mundo; El Alfonso del Cavallero Dom Francisco Botelho de Moraes e Vasconcelos, c/365 pgs.

    In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses

    ResponderEliminar
  2. PIMENTEL, Júlio Máximo de Oliveira
    nasceu em Moncorvo, em 11.10.1809 e faleceu em Coimbra, em 20.10.1884. Era fidalgo da Casa Real, comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição, por decreto de 20.3.1857. Foi cavaleiro da Torre e espada, de S. Bento de Aviz e da Legião de Honra de França. Foi 2.° visconde de Vila Maior, por mercê de 15.7.1861. Bacharel em Matemática pela Universidade de Coimbra; Tenente Coronel reformado de infantaria; lente da Escola Politécnica de Lisboa e director do Instituto agrícola, de Lisboa. Também foi reitor da Universidade de Coimbra, deputado às cortes em várias legislaturas; par do reino, nomeado em 1862; vereador e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no biénio de 1858 59. Foi sócio e presidente da Academia Real das Ciências de Lisboa etc. Era filho do 1.° visconde de Vila Maior (Luís Cláudio de Oliveira Pimentel) e sobrinho do famoso general, António José Claudino de Oliveira Pimentel. Escreveu uma infinidade de obras, sobre assuntos vários. O Abade de Baçal menciona cada uma dessas obras ao longo de três páginas do Tomo VII, das suas Memórias.

    Foi autor do livro: O Douro Ilustrado.

    In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses

    ResponderEliminar
  3. Grande Visconde ! Para quando a reedição de algumas das suas obras, ainda com grande actualidade ?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.