quinta-feira, 28 de outubro de 2010

TORRE DE MONCORVO - BOM EXEMPLO













Click nas imagens para aumentar.
Antigo bairro da Ferrominas, recuperado pela empresa Gestão de Empreendimentos Hoteleiros da Região do Douro, para  ser alugado por um periodo de sete anos à EDP.

7 comentários:

  1. Uma recuperação de excelente qualidade.
    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Carvalho Milheiro28 de outubro de 2010 às 22:13

    Lamento, mas nunca usufruiu do estatuto de "ANTIGO BAIRRO DA FERROMINAS"! Este bairro nunca o chegou a ser! Infelizmente! Eu morei e fui criado a 200 metros deste "bairro". O antigo Bairro da Ferrominas não é aquele que as fotos documentam. Recuperar aquilo que nunca o foi, na verdadeira acepção da palavra...vou ali e já venho!

    ResponderEliminar
  3. Como se chamava este bairro? Não é no Carvalhal? os do blog meteram a pata na poça?

    ResponderEliminar
  4. Ainda me lembro, do Museu do Ferro, o que está hoje implementado no antigo Quartel da GNR, estar na década de 80 e meados de 90, do séc. passado, numa destas casas no Bairro das Ferrominas no Carvalhal.
    Recordo-me perfeitamente, de existirem mesmo em frente à entrada do Museu, 3 vagões metálicos, carregados de minério de ferro. Ao lado, junto à estrada, havia um "placard" em chapa, rodeado por um tubo, pintado de cor azul, informando a existência então do Museu. Sempre que nós "putos" novos íamos para a antiga escola primária, isto lá pelos anos de 1984, no tempo do comboio ainda, agarravamos a chapa sacudiamos a tal chapa, em que o som que emitia, fazia lembrar os trovões. "Putos novos", que íam a pé, pela estrada e ao longo do caminho de ferro, desde o Bairro da Laje(ou dos Arrependidos) até à zona das bombas de combustivel, lá iám aquelas almas tenras, de mochila às costas, ìam ao meio dia e vinham, nas noites de inverno, no pequeno autocarro do pessoal das Ferrominas.
    O Bairro, aliás, essas casas, poucas delas foram habitadas. Eram uns rés-do-chão, forrados com corticite e alcatifas no chão. As janelas eram já de aluminio. Havia T1, T2, e T3... para mim, sem dúvida alguma, é dos melhores bairros e ainda mais quotidianos que o concelho de Moncorvo tem, passados que estão mais de 30 anos de terem sido construídos.
    Digo mais, sei bem que o Carvalhal, passou e cresceu ao lado de muitas pessoas, todavia, pena foi que as minas tivessem fechado, pois as condições de habitabilidade no Bairro, eram já muito contemporâneas. E quem lá cresceu, quem é que não se lembra das festas dos salões das Ferrominas? Onde é que foi a primeira Igreja do Carvalhal? Claro, nas Ferrominas, assim como a escola. Saudosos tempos de juventude.... Se me vendessem umas dessas casas, de certo que me mudava para lá.
    António Filipe.

    ResponderEliminar
  5. Ainda há casas à venda na antiga Ferrominas?
    Hoje ,o antigo clube é uma residencia.Com o aumento da procura com a vinda dos trabalhadores da barragem ,Moncorvo tem uma oportunidade única de recuperar edifícios abandonados. Estes, são de facto uns bons exemplos.
    G

    ResponderEliminar
  6. O António Luis devia enviar para o blog fotografias desse tempo que fala.Para a malta ver!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.