sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TORRE DE MONCORVO - ASCENSÃO E QUEDA DO BMW












Click nas imagens para aumentar.Fotografias enviadas pelo Paulo Patoleia.

11 comentários:

  1. clássico abandonado no seu pedestral
    O propriétario deste potente BMW transformou-o, ainda em novo» num «monumento á inveja», porquê?
    pela simples razão de ter sido «bufado» pelos seus conterrâneos á guarda fiscal, por este estar com matrícula estrangeira na aldeia da loisa ha mais de 3 meses....ele recomprou-o em hasta publica para recuperar a sua propriedade e colocou-o onde a foto mostra, para que os denunciantes levem com ele cada vez que forem ao café (que é dele) ou passarem na rua principal da aldeia. Creio que por lá continua...

    Na foto do lado direito, da colecção do arnaldo e tirada pelo zeca peixe, mostra a fachada lateral norte da casa do cacau que dava acesso ás adegas, actualmente é o parque de estacionamento que fica atrás dos correios. era uma casa cujo telhado foi caindo a partir dos anos 50 e o seu recheio parcialmente abandonado as intempéries, na década de 60 nós os raparigos, brincavamos e exploravamos o seu interior onde avultava grande quantidade de livros, piano e tonéis de vinho vazios. com o tempo tudo foi destruido, as tábuas das pipas davam optimos skis e trenós para brincar na rua das amoreiras em dia de nevada, o piano transformou-se em harpa e mais tarde em rien de tout...o BMW amadureceu junto ás escadas do baldoeiro mas já não recordo o seu proprieta
    ário.

    ResponderEliminar
  2. Estórias de emigração ,de vaidade legítima por ter triunfado. Temos que saber se o BMW ainda lá está.Deve ser a único monumento da aldeia. Na lousa de Virgílio Tavares, esta prova de arqueologia industrial.
    A outra foto ,é outra estória ;abandono ,destruição do nosso património construído .Moncorvo desfaz-se e reconstrói-se diariamente .Dentro de 20 anos a zona medieval está mais bem conservada do que hoje. Começou a sua reconstrução e surgem entre ruínas autenticas jóias. Voltar ao passado é garantir o futuro .Hoje, queremos viver num bairro antigo com todas condições actuais .Falta um bar na Misericórdia ,apartamentos turísticos de qualidade já existem.
    G

    ResponderEliminar
  3. Afoto da direita não foi tirada na Bosnia?ÁH! grande Moncorvo ...

    ResponderEliminar
  4. A casa em ruinas é a Casa do Cacau, que era o limite poente da Canelha, terreiro onde a rapaziada da Misericórdia deixou a pele dos joelhos e cotovelos nos jogos arbitrados pelo Romeu da Srª Alexandrina, oposta à traseira da casa do meu Professor Álvaro Miranda, em frente à casa da Celeste/Tony/Acacinho da Queija; as linhas de baliza eram, a Sul, a Capela do Coração de Jesus e a Norte a cabine da "luz", ao lado da qual está o carro estacionado de frente para a casa da Srª Augustinha, avó do Anónio Manuel Martins dos Santos e João Carlos -- esse mesmo, o Grande Arquitecto que teve um Primeiro Prémio Mundial de Arquitectura !(Orgulho, muito orgulho, de me lembrar do dia em que ele nasceu !). Ao fundo da rampa fica a escadaria do Baldoeiro (antiga Porta Poente da Muralha Medieval) e ainda se vê metade da porta da garagem do Sr. Peixe. Os "grafitis" são outra história que eu sei e que ainda falta ser escrita. Veremos . . .
    F. Garcia
    Mirandela, 1 de Novembro de 2010

    ResponderEliminar
  5. A casa do Tony(Nixon), primeiro foi o nosso casino mais tarde sede do MRPP

    ResponderEliminar
  6. Quando ia enviar a identificação da suposta Casa na Lousa, verifiquei que fora retirada; provàvelmente porque o Paulo Patoleia, que a enviara, não soube responder ao desafio lançado por alguém para que a identificasse.
    Trata-se da Casa do Cacau, actualmernte não existe, localizada na antiga Canelha (designação do terreiro que servia de parque de jogos dos garotos da Misericórdia que lá deixaram a pele dos cotovelos e dos joelhos nos
    jogos de futebol arbitrados pelo Romeu da Srª Alexandrina), junto à primeira cabine de energia eléctrica, por trás dos CTT, contígua à Capela do Coração de Jesus, em frente à fachada da casa da Celeste/Anthony e Acácio da Queija e às traseiras da casa do Prof Álvaro Miranda.

    A foto foi tirada estando o fotógrafo à entrada da casa da Srª Augustinha, avó do António Manuel Martins dos Santos – Comerciante na Rua do Cano (Visconde de Vila Maior)/João Carlos Martins dos Santos – Arquitecto do IPPAR, e apontando na direcção da Santa Leocádia.

    Ainda se vê ao fundo a porta de acesso à garagem do Sr. Peixe e a rampa com pedras soltas ia dar acesso às escadas do Baldoeiro (o que é feito do Hugo ?), e à Porta Poente da Muralha Medieval.

    Espero ter localizado bem, para quem não o soubesse, esta que foi uma das casas da infância de muitos; foi, porque agora é um parque de estacionamento. . .

    Fernando Garcia

    ResponderEliminar
  7. É verdade...e o Hugo? E quando ele se lembrava de retirar durante a noite a roupa que as nossas mães deixavam a secar nos estendais? Lá tínhamos que ir a saber do paradeiro do Hugo para nos devolver os nossos pertences..já passou..hoje ê ou seria diferente! Recordo os nomes, os lugares e os acontecimentos como se fosse ontem..mais uma vez ..és a minha terra preferida, amo te Moncorvo.

    ResponderEliminar
  8. EU sou bisneto do Baldoeiro , o Hugo está num lar em Baião perto do Marco de Canaveses mas após o falecimento dos meus bisavós ele viveu sempre com a minha avó Alice que já tem alguma idade e há 2 anos viu-se obrigada a coloca-lo num lar.

    ResponderEliminar
  9. Alguém deu uma excelente ideia quando diz que falta um bar bar na misericórdia , eu sei que onde era a taberna do Baldoeiro ainda tem o sitio onde ficavam as pipas.

    ResponderEliminar
  10. Alguém disse, e bem, que falta um café na rua da misericórdia, aviso que onde era a taberna do Baldoeiro ainda tem o sitio onde ficavam as pipas. Alguém com visão fazia ali bom negocio , é que o moncorvense adora estar sentado a conversar sobre tudo e nada com acesso fácil a um balcão se não veja-se o sucesso do Bom Amigo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.