segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TORRE DE MONCORVO - LARINHO (1471)

D. Afonso V perdoa a justiça régia a Pero Fernandes, morador no Larinho, termo da vila de Torre de Moncorvo, acusado de com o seu irmão ter cortado o nariz e feito várias feridas a Maria Fernandes, moradora em Vila Nova de Foz Côa, na sequência do perdão geral outorgado aos homiziados que serviram na armada e tomada da vila de Arzila e cidade de Tânger, bem como pelo instrumento de perdão feito a seu favor por Maria Fernandes.


Datas 1471-11-08

2 comentários:

  1. è obrigatório visitar esta página:
    http://larinho.home.sapo.pt/inicial.htm

    Encontrada por GOOGLEMAN

    ResponderEliminar
  2. História

    A aldeia do Larinho é povoada desde o Neolítico, exemplo disso são os machados que aí têm sido encontrados, assim como o aparecimento de uma mó manuária no lugar de Pinhal.
    O primeiro documento escrito em que a povoação é referida data de 1326 e faz parte do Arquivo Municipal de Moncorvo. Pensa-se que o topónimo de Larinho vem de terra de pinheiros, no entanto há também quem defenda que o nome vem de Oleirinhos, pois o Larinho seria assim uma terra de oleiros. Os habitantes da aldeia têm outra explicação, esta por sua vez lendária, para o termo. Segundo o povo, Larinho vem de Larzinho, um lar pequenino. O primeiro habitante teria sido um homem que foi para ali desterrado pelo juiz por ter cometido um crime. Acabado o tempo de desterro voltou para casa, mas para se despedir da família, dizendo que naquele lugar encontrou a paz e que tinha construído lá um Larzinho.
    No termo da aldeia situa-se a Zona Industrial, onde se encontram a maior parte das empresas do concelho, que tem permitido dar ocupação a grande parte da população desta freguesia, mas também de outras mais próximas.
    A Igreja matriz, edificada em 1780, apresenta um estilo Barroco. Nesta freguesia, encontram-se algumas casas que se destacam em cantaria, mas solarengas, o que nos lembra que por lá também houve muita riqueza.


    --------------------------------------------------------------------------------

    Distância a Torre de Moncorvo
    7 Km


    --------------------------------------------------------------------------------

    Festas e Romarias

    St. Luzia (ultimo Domingo de Agosto), N. Sra. da Purificação (8 de Agosto), e St. António (13 de Junho).


    --------------------------------------------------------------------------------

    Património

    Igreja matriz, capelas de St. Barbara de St. António, de St. Luzia, de N. Sra. dos Aflitos e de N. Sra. de Fátima, fontes, cruzeiros e ponte romana.

    Lagar de azeite de tracção animal, margem esquerda do rio Sabor e moinhos movidos a água.


    --------------------------------------------------------------------------------

    Actividades Económicas

    Agricultura, amendoal, vitivinicultura, olivicultura, pastorícia, comércio, construção civil, serralharia, mobiliário, mármores, decoração e lacticínios.
    Da página oficial da cãmara municipal de Torre de Moncorvo
    Encontrado pelo GOOGLEMAN

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.