D. Afonso V perdoa a justiça régia a Pero Fernandes, morador no Larinho, termo da vila de Torre de Moncorvo, acusado de com o seu irmão ter cortado o nariz e feito várias feridas a Maria Fernandes, moradora em Vila Nova de Foz Côa, na sequência do perdão geral outorgado aos homiziados que serviram na armada e tomada da vila de Arzila e cidade de Tânger, bem como pelo instrumento de perdão feito a seu favor por Maria Fernandes.
Datas 1471-11-08
è obrigatório visitar esta página:
ResponderEliminarhttp://larinho.home.sapo.pt/inicial.htm
Encontrada por GOOGLEMAN
História
ResponderEliminarA aldeia do Larinho é povoada desde o Neolítico, exemplo disso são os machados que aí têm sido encontrados, assim como o aparecimento de uma mó manuária no lugar de Pinhal.
O primeiro documento escrito em que a povoação é referida data de 1326 e faz parte do Arquivo Municipal de Moncorvo. Pensa-se que o topónimo de Larinho vem de terra de pinheiros, no entanto há também quem defenda que o nome vem de Oleirinhos, pois o Larinho seria assim uma terra de oleiros. Os habitantes da aldeia têm outra explicação, esta por sua vez lendária, para o termo. Segundo o povo, Larinho vem de Larzinho, um lar pequenino. O primeiro habitante teria sido um homem que foi para ali desterrado pelo juiz por ter cometido um crime. Acabado o tempo de desterro voltou para casa, mas para se despedir da família, dizendo que naquele lugar encontrou a paz e que tinha construído lá um Larzinho.
No termo da aldeia situa-se a Zona Industrial, onde se encontram a maior parte das empresas do concelho, que tem permitido dar ocupação a grande parte da população desta freguesia, mas também de outras mais próximas.
A Igreja matriz, edificada em 1780, apresenta um estilo Barroco. Nesta freguesia, encontram-se algumas casas que se destacam em cantaria, mas solarengas, o que nos lembra que por lá também houve muita riqueza.
--------------------------------------------------------------------------------
Distância a Torre de Moncorvo
7 Km
--------------------------------------------------------------------------------
Festas e Romarias
St. Luzia (ultimo Domingo de Agosto), N. Sra. da Purificação (8 de Agosto), e St. António (13 de Junho).
--------------------------------------------------------------------------------
Património
Igreja matriz, capelas de St. Barbara de St. António, de St. Luzia, de N. Sra. dos Aflitos e de N. Sra. de Fátima, fontes, cruzeiros e ponte romana.
Lagar de azeite de tracção animal, margem esquerda do rio Sabor e moinhos movidos a água.
--------------------------------------------------------------------------------
Actividades Económicas
Agricultura, amendoal, vitivinicultura, olivicultura, pastorícia, comércio, construção civil, serralharia, mobiliário, mármores, decoração e lacticínios.
Da página oficial da cãmara municipal de Torre de Moncorvo
Encontrado pelo GOOGLEMAN