sexta-feira, 29 de abril de 2011

TORRE DE MONCORVO - Comemorações do 25 de Abril












Conforme noticiámos, realizou-se no feriado de 25 de Abril duas actividades em Torre de Moncorvo, nomeadamente a apresentação do livro "Ultreia! Caminho sem Bermas", de António Sá Gué (Biblioteca Municipal), e a inauguração da exposição de pintura "ao Deus dará", da autoria de Gomes da Rocha e Ana de Pinho (Centro de Memória).

Fotos enviadas pela Biblioteca Municipal

Pela Reabertura da Linha Pocinho-Barca D'Alva (Vídeo 1)


Afim de complementar a postagem "Pela Reabertura da Linha Pocinho-Barca D'Alva", fica aqui este primeiro vídeo, com todos os momentos passados até antes da intervenção por parte da organização, que também estará, em breve disponível, bem como a visita guiada ao Museu do Côa

Em breve outros vídeos estarão disponíveis 

Abade Tavares - Carta a Leite de Vasconcelos

Clique na imagem para aumentar

Nota: Carta escrita a 16 de Dezembro de 1922 por Abade Tavares, ao seu amigo e director do Museu Etnografico e Arqueológico de Lisboa, Dr. José Leite de Vasconcelos, publicada na Revista, O Archeologo Portuguez, Iª série, vol.XXV, 1922, pp.128-133.

terça-feira, 26 de abril de 2011

MACEDO DE CAVALEIROS - ESCAPARATE (XVI)

Breve nota

De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?
Continuamos sem respostas para as questões que deram nome à tela de Gauguin. Podemos afirmar coerentemente que acreditamos no criacionismo ou no evolucionismo ou simplesmente que não acreditamos em nada. Na verdade, sejam lá quais forem as nossas crenças, as respostas continuam a não existir categoricamente. Resta-nos, por isso, viver dia após dia e apoiar a nossa vida nas pessoas, tempos e lugares especiais.
As minhas memórias dizem-me que reconheço como lugar especial, aquele onde passei uma boa parte da infância, a minha aldeia: Nozelos. O pronome possessivo utilizado justifica-o por si, sem deixar margem para dúvidas.
Tenho orgulho em pertencer a este lugar, onde as brincadeiras ao ar livre, no meio da rua, com paus e pedras como brinquedos, as aventuras eram reais e todos eram heróis e heroínas.
Um lugar onde todos se conhecem, homens fabricados pelo trabalho duro da terra, mulheres de luta e crianças felizes. Histórias que segui com admiração e que sem as quais nunca agradeceria com veracidade tudo o que tenho e sou. Vidas simples, sem grandes ambições, gente que chora as derrotas e celebra as vitórias.
Ali aprende-se a amar a infância e a admirar a velhice.
Lugar de paz e tranquilidade, hoje convida ao descanso e à reflexão.
Mas, o melhor de tudo isto é termos um lugar muito nosso, onde agora se contam as histórias daqueles de quem nós somos apenas a sua continuação…
Carla Ferreira
(Click na imagem para aumentar)

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 26/04)

26.04.1773António de Castro, de Urros pede certidão onde conste o papel por ele desempenhado na espionagem das tropas castelhanas em 1762 quando sitiaram a praça de Almeida, dizendo nomeadamente que “com evidente perigo de se afogar no rio Douro que passou repetidas vezes a nado, de noite, e de ser prisioneiro das mesmas tropas sem mais prémio que servir ao mesmo senhor (alferes Romão Barbosa de Gamboa), declarando individualmente todas as acções que o suplicante exerceu naquela expedição para a qual foi insinuado pelo corregedor da comarca, pela sua notória inteligência…” Dias depois o dito alferes atestava o bom trabalho de espionagem militar deste contrabandista de Urros perito em fazer jangadas de odres para atravessar o rio Douro.

26.04.1935 – Publicação da portaria nº 8088 que aprova a heráldica dos municípios de Trás-os-Montes.
António Júlio Andrade

domingo, 24 de abril de 2011

JÚLIA BARROS RIBEIRO EM VIANA E LEIRIA



  






Click nas imagens para aumentar

A nossa conterrânea Júlia Barros Ribeiro foi convidada para fazer palestras em escolas de Viana do Castelo, integradas no programa "Contornos da Palavra".Próximo dia 26,às 9,11 e 14 horas.
À direita,a escritora na apresentação do seu livro "Mulheres da Marinha Grande",em Leiria.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

"O Lugar Feminino no Liceu Sá de Miranda" - PRÉMIO LITERÁRIO

"O Lugar Feminino no Liceu Sá de Miranda" (1930-1947),de Adília Fernandes , foi galardoado com o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe – Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional, edição relativa aos anos de 2009 e 2010.

O Júri, por unanimidade, considera que se trata de um trabalho de “temática inovadora, pioneira, enquadrada no Estado Novo de forma crítica, sujeita a um quadro teórico e metodológico muito seguro. É um contributo importante para a respectiva área de estudo”.
O Júri integrou os Professores José Viriato Capela, docente da Universidade do Minho, José Carlos Meneses e João Carlos Pascoinho , ambos docentes do Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
Presidiu, em representação da Câmara e sem direito a voto, nos termos do regulamento, Artur Coimbra, Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude.
Nos termos do artigo 11º do regulamento do Prémio, a cerimónia terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fafe, no próximo dia 25 de Abril, pelas 10h00 .

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Farrapos da Memória leva o Nordeste a 45 países

"O blogue criado por Leonel Brito tem actualmente mais de 1400 inscritos espalhados pelo mundo Este é um espaço que já ultrapassou as barreiras do virtual, que se está a revelar um verdadeiro lugar de encontros e reencontros. Um sítio que galgou as fronteiras e se transformou num lugar onde cibernautas mais ou menos experientes vertem as suas recordações, apontamentos, trabalhos científicos ou apenas o que resta da espuma dos dias. Quase todos têm algo em comum. Ou são moncorvenses. Ou transmontanos. Ou deles descendem. Estejam no Canadá, Brasil, África, em qualquer outro lugar do planeta. Une-os a memória. "


In: Mensageiro de Bragança
Por: Glória Lopes / Secção: O Olhar

(continua nos comentários)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ceia Medieval (Vídeo)


É com este vídeo da Ceia  que termina aqui a reportagem referente à Feira Medieval.
Todos os que organizaram, apoiaram e contribuíram para este evento, estão de parabéns:    professores, alunos e funcionários do Agrupamento Vertical de Escolas, Grupo de Teatro "Alma de Ferro", Grupo de Cavaquinhos e Coro da Escola Sabor Artes, GNR de Torre de Moncorvo e pais dos alunos. 
 Também deve ser referido o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo Moncorvo, Caves do Pocinho "Vinho Perdigota" e Sumol + Compal - Águas Frize.
Que se repita no próximo ano!
Acompanhe todos os momentos da Feira Medieval 2011, realizada em Torre de Moncorvo, clicando em:

Feira Medieval 2011 (Vídeo)


Aqui ficam em video alguns  momentos da Feira Medieval,captados durante a manhã do dia 8 de Abril de 2011.