segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 31/01)

31 Jan 1711 – Alvará régio autorizando a câmara de Moncorvo a contratar o dr. António Varejão de Gamboa como cirurgião do partido, com o ordenado de 20$000 réis anuais.
António Júlio Andrade

Caprichos da Natureza

Click nas imagens para aumentar

Na aldeia da Cabeça de Mouro, uma das anexas a Cabeça Boa, podem-se encontrar alguns caprichos da natureza. É o caso da imagem da esquerda, que se assemelha a um dinossauro, enquanto que a da direita  mostra quatro sobreiros nascidos da mesma mãe. Como a natureza é bela!

Estas e outras imagens resultantes de um passeio pela Cabeça de Mouro, podem ser vistas no blogue "O Cantinho do Jorge", clicando aqui

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (28/01)

28 Jan 1713 – Acta da reunião da câmara:

- (…) Por terem notícia que nesta vila havia muita gente de fora que a ela vem morar e assistir, sem terem coisa alguma de seu, e assim pelas queixas que há dos furtos que fazem, como pela presunção de que as tais pessoas são de mau viver e além disso pela lei são obrigadas a tirar carta de vizinhança para viverem e sem ela não podem assentar; acordaram que sejam todas notificadas que em termo de 3 dias despejem da terra, sob pena de 4 mil réis e 30 dias de cadeia…
Larinho, 1979:matas de pinhal.
Também nesta reunião foi analisada a questão da propriedade sobre matas de pinhal sitas no termo do Larinho, questão que gerou muita polémica pois o juiz, homens do regimento e povo reclamavam que a câmara não era proprietária, antes se tratava de terrenos baldios pertencentes à Coroa e de que o povo da aldeia usufruía.
28 Jan 1869 – Instalação de uma máquina de destilação de aguardente na Quinta da Formiga, freguesia de Horta da Vilariça por Manuel António da Costa Guimarães.
António Júlio Andrade

TORRE DE MONCORVO - AÇOREIRA (1935)

Click na imagem para aumentar

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MONTARIA EM MÓS

Click na imagem para aumentar

Desfile Carnavalesco das Escolas de Torre de Moncorvo - 2010


Como nos estamos a aproximar do Carnaval, deixo, aqui dois vídeos do desfile Carnavalesco das Escolas de Torre de Moncorvo - 2010, divididos em duas partes, mostrando a folia e animação que encheram as ruas de Torre de Moncorvo.


A animação e alegria, foi em grande, estando todos de parabéns! Ficamos agora a aguardar o próximo desfile carnavalesco em 2011, enchendo novamente as ruas desta vila do Nordeste Transmontano de animação e folia.

Estes e outros vídeos de desfiles Carnavalescos das Escolas de Torre de Moncorvo, bem como fotografias em:  Carnaval no blogue Cantinho do Jorge.

sábado, 22 de janeiro de 2011

TORRE DE MONCORVO - LEAL JÚNIOR ( ILUSTRES)

António Bernardo de Morais nasceu em Moncorvo, em 8.06.1836. Faleceu em Lisboa em Maio de 1899. Era filho do padre António Bernardo de Morais Leal que foi doutor em Direito e em Teologia, para além de ser um ilustre advogado em Moncorvo. Conseguiu obter, em 1861, luz verde de D. Pedro V para que o protegesse na frequência da Universidade de Coimbra. Escreveu: Uma página Académica (1864), c/368 pgs. Esse livro mereceu lhe larga crítica na imprensa da época: O Mosquito, Gazeta lisbonenese, O Espectador Imparcial, etc. No prólogo desse livro, em 16 páginas, alude o autor à protecção que, em hora menos boa, da sua vida, encontrou em Alexandre Herculano. De facto em 1863 A. Herculano escreveu uma carta ao Ministro da Marinha, da época, José da Silva Mendes Leal, pedindo protecção para "o portador, um rapaz de Trás os Montes que me viu e se lembrou de mim... ". O Abade de Baçal, no Tomo VII das Memórias, p. transcreve essa carta que também é mencionada por Inocêncio F. da Silva, no seu dicionário Bibliográfico tomo VIII, p. 104.

 do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

URROS - GENTE COM SUCESSO EM TODO O MUNDO

 Entrevista a um descendente de Urros em Sacramento, Estados Unidos.

Balshor Florista: Serviço é segredo para o sucesso de longa data.
SACRAMENTO, CA - Balshor Florista em Riverside Boulevard é uma das empresas familiares com mais sucesso e longevidade que operam em Sacramento. Al Balshor abriu a loja em 4 de Novembro de 1950.
"Eu levei em $ 4,20 para o dia", lembrou Balshor.
Filho de pioneiros portugueses, Balshor diz que o GI Bill ajudou a começar o negócio de florais após a Segunda Guerra Mundial. Ele foi aprendiz no Relles florista.
"Eu era o seu primeiro funcionário, em 1947," Balshor disse. Em 1950 ele abriu sua própria loja florista 0 a 930 Street, e depois em 1972 mudou-se para 2771 Riverside Boulevard, o local actual.
Balshor e sua esposa Marie são casados há 62 anos, trabalhando lado a lado no negócio.
"O que mantém vivo o nosso casamento, eu sou o chefe aqui, ela é o chefe em casa", brincou Balshor. "Só tivemos uma luta e que ainda está acontecendo!"
A filha Judy ajuda a criar os arranjos florais, e o filho Al Jr., conduz a entrega gratuita.
Balshor diz ter trabalhado duro, acredita ser esse o segredo para a longevidade empresarial.
"Procuramos oferecer o melhor serviço as pessoas precisam hoje", disse ele. "Isso é o que mantém o homem pequeno no negócio."
Os Balshor dizem que gostam da criatividade da empresa floral, bem como as relações pessoais. A partir de nascimentos, de casamentos, em funerais, eles dizem que têm ajudado a marcar inúmeros momentos importantes na vida de muitos na comunidade de Sacramento. Fabulosos.



Texto original e fotografias enviados por Maria José Garcia Fernandes.

TORRE DE MONCORVO - OBRAS (1952)

Notícia publicada no jornal "A TORRE" de 16/Janeiro/1952

domingo, 9 de janeiro de 2011

MONCORVO TEM ALMA DO FERRO

 



















Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

(Reedição de posts desde o início do blogue)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ERMIDA DA N. SENHORA DA TEIXEIRA

E na imagem para aumentar

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (07/01)

7 Jan 1904 – Nota sobre política local publicada no semanário “O Trasmontano” de que extraímos:

- Carviçais – O sió Peixe jurou guerra ao nosso amigo Camisa… O sió Peixe ainda agora veio de Pilótas e o sió Camisa já por cá tem muito valor político.
Refira-se que este Peixe Sobrinho era então o redactor principal do semanário progressista “Torre de Moncorvo” e líder do partido em Carviçais, enquanto o sr. Camisa liderava os regeneradores da terra.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TORRE DE MONCORVO - OS REIS DO ALMA DO FERRO













Click nas imagens para aumentar.
O Grupo ALMA DO FERRO canta e dança os Reis (ontem e hoje) pelas ruas de Moncorvo.
Fotos tiradas e enviadas pelo Camané.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TORRE DE MONCORVO - ILUSTRES

SOBRAL, Tomé Rodrigues

nasceu em Felgueiras, concelho de Moncorvo. Matriculou se na Faculdade de Matemática na Universidade de Coimbra, em 29.10.1779. Faleceu na Cheira, próximo de Coimbra, em 20.9.1829. Foi lente da Faculdade de Filosofia na Universidade de Coimbra, vindo a ser reitor da mesma Universidade, por portaria de 24 de Maio de 1828. Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa e deputado em 1821. Escreveu uma série de obras que o Abade de Baçal menciona, pormenorizadamente. Foi tido como o maior químico do seu tempo.
 Do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MONCORVO - A TORRE

Click na imagem para aumentar.

TORRE DE MONCORVO - "A BOLA" E O G.D.M.

 









Noticia que saiu no jornal "A Bola" no dia 30 de Dezembro de 2010, sobre o GDM (Grupo Desportivo de Torre de Moncorvo)
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.